O presente artigo é resultado das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de iniciação à Docência (BIPID), com propósito destacar a importância do programa como instrumento na formação do professor de geografia nas escolas de ensino básico, tendo como objetivo a inserção do discente ao ambiente escolar, sendo meio inicial para o contato com a sala de aula, expondo as experiências vividas e também adquiridas nas observações e com as práticas das oficinas, vivenciadas como aluno do PIBID na Escola Estadual Manuel Passos Lima.O objetivo é possibilitar uma formação dos docentes em que a educação cientifica, como também, a pesquisa, proporcione ao futuro docente o aprendizado e a formação em que a pesquisa desenvolva confiança no desempenho de suas atividades e no desenvolvimento de perspectivas inovadoras no que tange o ensino da geografia.O projeto ainda mostra que o docente deverá estar proposto a flexibilizar as metodologias de ensino visando aplicar, de forma sutil, o pensamento crítico dos alunos atribuindo assuntos relacionados a realidade dos alunos para que o conteúdo didático passe a ser interpretado e assimilado pelos alunosAlém do incentivo ao pensamento crítico, faz- se necessário a utilização de métodos lúdicos, a interação dos alunos, instigando outros sentidos através de materiais ilustrativos, jogos, dinâmicos e entre outros, como também, possibilita a interatividade do conteúdo, trazendo uma extensão de aprendizado que vai além da teoria proposta pelo livro didático.
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