A tabela periódica é um instrumento necessário no ramo da química. Seu uso é importante pois sistematiza os elementos químicos de forma ordenada por seus números atômicos, configuração eletrônica e propriedades periódicas. Este ordenamento mostra tendências periódicas, tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna. Também mostra quatro blocos retangulares com propriedades químicas similares. Em geral, dentro de uma linha (período) os elementos são metálicos na esquerda e não metálicos na direita. Embora seja um instrumento de pesquisa, há uma grande dificuldade de os alunos entenderem como funciona a tabela periódica, saber seus componentes e localização dos elementos. Nesta perspectiva objetivou-se construir e avaliar o Jogo da Tabela Periódica como instrumento fixador e facilitador para entendimento do conteúdo. Foram recortados 118 quadrados (9x9cm) em diferentes cores de papel EVA e preenchidos com o símbolo, nome, número atômico, número de massa e a distribuição eletrônica dos elementos com marcadores permanente. O jogo foi aplicado em sala de aula e durante o período de sua aplicação foi observado sua aceitação pelo aluno em função do seu nível de adesão voluntária em participar da atividade e dos depoimentos sobre ela. O uso dessa metodologia facilitou a compreensão do conteúdo. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a prática, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação da prática possibilitou concluir que são de suma importância no processo ensino-aprendizagem.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica