RESUMO
Este trabalho apresenta um recorte do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e Residência Pedagógica em que reúne experiências do projeto de mediações de leitura e escrita do PIBID no período de maio a dezembro de 2017 com uma turma de 30 alunos do 9º ano, no turno vespertino da Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, localizado na cidade de União dos Palmares – AL, e na Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a junho de 2019 com uma turma de 33 alunos do 9º ano, no turno vespertino na Escola Municipal Laura Pereira da Silva, também na mesma cidade. Deve-se considerar que, o objetivo era criar um ambiente harmonioso que proporcionasse a reflexão por parte do alunado. Mediante as dificuldades e desafios que surgiram ao longo deste percurso de um ano, pode-se afirmar que as experiências vividas obtiveram bons resultados. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa as quais poderão contribuir com os docentes que se preocupam com as dificuldades de seus alunos e percebem a leitura não como uma simples decifração das letras, e sim como uma forma de oportunizar aos alunos o conhecimento, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Residência Pedagógica, Reflexão, Dificuldades, Desafios, leitura.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica