EXPERIÊNCIA EM MEDIAÇÕES NA PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NO PROJETO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – “USO DE FRASES REFLEXIVAS”

  • Autor
  • Vanderlei Almeida de Oliveira
  • Resumo
  •  

    RESUMO

     

     Este trabalho apresenta um recorte do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e Residência Pedagógica em que reúne experiências do projeto de mediações de leitura e escrita do PIBID no período de maio a dezembro de 2017 com uma turma de 30 alunos do 9º ano, no turno vespertino da Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, localizado na cidade de União dos Palmares – AL, e na Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a junho de 2019 com uma turma de 33 alunos do 9º ano, no turno vespertino na Escola Municipal Laura Pereira da Silva, também na mesma cidade.  Deve-se considerar que, o objetivo era criar um ambiente harmonioso que proporcionasse a reflexão por parte do alunado. Mediante as dificuldades e desafios que surgiram ao longo deste percurso de um ano, pode-se afirmar que as experiências vividas obtiveram bons resultados. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa as quais poderão contribuir com os docentes que se preocupam com as dificuldades de seus alunos e percebem a leitura não como uma simples decifração das letras, e sim como uma forma de oportunizar aos alunos o conhecimento, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.

     

    PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Residência Pedagógica, Reflexão, Dificuldades, Desafios, leitura.

     

  • Palavras-chave
  • PIBID, Residência Pedagógica, Reflexão, Dificuldades, Desafios, leitura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica