Educação e inclusão no PIBID: os desafios enfrentados na Escola Estadual Dr. Jorge de Lima

  • Autor
  • Eloysa Alves de Almeida
  • Co-autores
  • Ana Raquel Alves Silva , Silmara Pereira da Silva
  • Resumo
  •  

    A proposta do presente artigo é refletir a respeito dos desafios encontrados na “educação inclusiva" presente na Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, ressaltando algumas leis que contribuíram para garantir o direito dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Deixando em evidência que  o maior desafio é o da sala de aula, a qual o professor é mediador desse processo entre escola e criança. O desafio encontrado tanto pelos pais, quanto pelos professores é o de darem uma formação básica de qualidade para essas crianças sem ou quase nenhum apoio de caráter didático, fisíco ou pedagógico. É importante ressaltar que antes de se praticar a inclusão se praticou  exclusão, uma vez que, uma só existe em função da outra. Nessa linha de pensamento, os professores desta instituição irão afetar nos resultados da pesquisa sobre a ideia de escola inclusiva. Para isso, a pesquisa será baseada em estudos de autores como por exemplo Álvaro Marchesi, Ropoli e Porto.

  • Palavras-chave
  • Educação, inclusão, desafios, necessidades especiais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica