O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise a respeito dos fatores que influenciam no ensino em sala de aula ao tratar de modo específico a organização distributiva dos discentes. Para tanto, a metodologia adotada foi de cunho qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica. Assim, foi analisado como o mapa de sala é fundamental para transformar o ambiente de ensino, não obstante, também foi considerada a questão discente e docente neste processo, tendo em vista que nenhuma das duas categorias, de modo isolado, pode arcar com consequências de possíveis entraves no objetivo de seu encontro. Para a fundamentação deste artigo foi utilizado o estudo de Maurice Tardif (2014) no que diz respeito aos “saberes docentes”, e de Philippe Perrenoud (2008), ao tratar das competências do professor, com este estudo, foi possível compreender que o que acontece em sala de aula é resultado de uma série de fatores que conduzem a experiências que podem ser satisfatórias ou não. Nesse contexto, necessário se faz destacar o papel da tecnologia no processo ensino-aprendizagem, como sua dinâmica cobra do docente maior empenho a fim de fazer uso dela a seu favor e a favor dos alunos, preocupando-se em utilizá-la de modo planejado. Por fim, a proposição de dois modelos alternativos de mapa de sala que servem para dinamizar as aulas e conduzir, tanto alunos como professores, a uma perspectiva diferente de ensino em sala de aula.
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