COLETA SELETIVA NA ESCOLA: O PIBIDIANO COMO AGENTE CONSCIENTIZADOR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Autor
  • Mariana Conceição Barros da Silva
  • Co-autores
  • Luana Gomes da SILVA , Kézia Caroline Barros da Silva
  • Resumo
  • Nos dias de hoje, o problema do descarte incorreto de lixo e poluição do meio ambiente vem se tornando cada vez mais marcante mundialmente. No Brasil, o panorama não é diferente, sendo um problema alarmante visto que a poluição urbana pode resultar na proliferação de doenças e a morte da fauna nativa. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho despertar o olhar da comunidade escolar para a Coleta Seletiva, de modo a conscientizar os alunos, gestores e servidores sob o viés da Educação Ambiental. O projeto foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, sendo aplicado nas turmas do sexto ao nono ano, aplicado por bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Com a realização deste trabalho foi possível observar que antes do projeto, os alunos envolvidos tiveram pouco ou nenhum contato com o tema, sendo um fato assustador considerando a importância do tema trabalhado. Os alunos foram receptivos às informações compartilhadas e demonstraram partilhar do sentimento de sustentabilidade e conservação do meio ambiente e descarte correto de lixo no perímetro urbano, reciclagem e reutilização de itens, configurando-se como bons resultados obtidos pela intervenção, e atentando para a necessidade de elaborar mais estratégias e projetores de conscientização de alunos e comunidade em geral.

  • Palavras-chave
  • Reciclagem. Escola. Resíduos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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