RESUMO: O presente trabalho é fruto das experiências adquiridas nas práticas desenvolvidas no programa Institucional de Residência Pedagógica – PRP – da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no qual foram vivenciadas atividades de ensino-aprendizagem, sendo necessárias para investir numa educação voltada à motivação, reflexão, comunicação e experiência. Esse processo iniciou-se com as observações, participações em aulas de campo, e posteriormente com as intervenções, sendo utilizados materiais didáticos, incluindo recursos tecnológicos, e propostas de atividades lúdicas, interagindo com alunos da escola pública de educação básica Laura Pereira da Silva, localizada em União dos Palmares - AL. A instituição pública é denominada escola-campo, por proporcionar aos discentes ainda em formação na área de geografia licenciatura, a oportunidade de estagiar, tendo por finalidade servir como previa da vida real, aperfeiçoando a formação dos discente, colocando em prática as teorias aprendidas na Universidade, além, de ser inserido no cotidiano escolar, entrando em contato com as realidades vividas pelos alunos, carências e dificuldades encontradas em sala de aula. Para melhor compreensão deste artigo, será objetivado a descoberta da realidade de como planejar, organizar, e estudar constantemente, com auxílio do professor regente, observando seus métodos e técnicas de ensino, visando a orientação para preparação de bons profissionais, buscando o amadurecimento intelectual, com responsabilidade, e competência.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica