PESQUISA ETNOGRÁFICA COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA TRANSLINGUAGEM: A MOTIVAÇÃO COMO FATOR INFLUENCIADOR NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

  • Autor
  • José Raimundo Pereira de Souza
  • Co-autores
  • Maria Beatriz Duarte Lima Pereira
  • Resumo
  • Com a disseminação do ensino da língua inglesa em todas as escolas, é de suma importância fazer um levantamento do quanto os alunos estão envolvidos e motivados no processo de ensino, uma vez que, segundo Prabhu(1990), a contextualização do ensino na realidade institucional contribui na execução do “rapport”, considerando esse como um facilitador entre a relação professor-aluno (teacher-learner rapport) e, por conseguinte, no nível de motivação do aluno. Portanto, o trabalho em questão busca realizar um levantamento a partir de uma pesquisa etnográfica, com base nos princípios da translinguagem, realizada em uma turma de 9º ano B da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima, localizada no município de Arapiraca, Alagoas. O foco adotado para a análise foi realizar uma observação acerca de como o relacionamento interpessoal entre professor-aluno gera influência direta no que se refere ao processo de aprendizagem do idioma inglês, tendo como base os estudos de Fritzen (2012). Usando como técnicas associadas a etnografia aplicada à educação, com o auxílio do texto “Translinguagem como recurso pedagógico: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem em uma escola bilíngue” (LUCENA, 2018), foi realizada uma observação com os participantes durante um período de 1 (uma) hora, em média, em seguida foram aplicados questionários com questões abertas e de múltipla escolas para os alunos presentes no momento, cujo seus resultados nos direcionaram a uma concepção básica acerca da relevância de um ambiente motivacional e translinguístico, onde os alunos terão espaço para desenvolver habilidades críticas, criativas e interpessoais melhorando seu desenvolvimento na aprendizagem da língua estrangeira. 

     

  • Palavras-chave
  • Inglês, Motivação, Translinguagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica