A FOTOPOESIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA 31 DE MARÇO

  • Autor
  • Maria Luciele Pereira de Oliveira Silva
  • Co-autores
  • Fabrícia Santos Silva , Vilma Pereira da Silva , Hermano Walker Valeriano Nunes
  • Resumo
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    Vivemos em uma sociedade onde o processo de inovação acontece de forma instantânea em todas as áreas, no entanto, no que tange o cotidiano das escolas, percebe-se que a mudança é lenta com relação as metodologias utilizadas nas práticas pedagógicas. Desse modo, o artigo tem por objetivo demonstrar como duas artes: fotografia e poesia podem contribuir para o ensino-aprendizagem da ciência geográfica. Sendo assim, o presente trabalho é resultado de uma experiência obtida por meio do Programa Residência Pedagógica do curso de Geografia na escola pública Municipal de Arapiraca – AL, 31 de Março, através de metodologias ativas por meio do uso da fotopoesia, que é um projeto de artes visuais pautado na integração das linguagens, permitindo ao público alunado expor sua criatividade, contribuindo assim, diretamente, para a construção do conhecimento. Com isso, percebeu-se que a utilização das metodologias ativas nas aulas de Geografia fora uma experiência que confirmou a importância do uso desses novos métodos que contribuem como fios condutores do processo de aprendizagem. 

     

  • Palavras-chave
  • Metodologias Ativas, Fotopoesia. Ensino-aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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