Nas últimas décadas, o construtivismo se tornou a teoria central para o ensino de ciências, graças às contribuições de psicólogos educacionais como Lev Vygotsky, Jean Piaget e David Ausubel. Um dos principais empecilhos para o aprendizado de ciências é a presença generalizada de concepções alternativas e, por isso, estudiosos construtivistas estruturaram o movimento de mudança conceitual. Essa abordagem é utilizada para explicar os processos pelos quais as pessoas substituem conceitos ao entrarem em contato com novas informações. O movimento foi amplamente difundido na comunidade acadêmica e, com o passar do tempo, pesquisadores começaram a relatar dificuldades em reproduzir esses processos em sala de aula, descrevendo que muitas vezes os alunos não são capazes de abandonar as concepções do senso comum. Essa lacuna levou ao desenvolvimento de teorias alternativas para mitigar o problema das concepções alternativas e, em 1995, Eduardo Mortimer desenvolveu a teoria do perfil conceitual. Mortimer propõe que todo aprendiz convive com diversas concepções, utilizando-as no momento mais apropriado. Cada conceito pode ser classificado dentro de um perfil que apresenta diversas zonas, que apresentam influências epistemológicas e ontológicas. Ao utilizar o perfil conceitual como ferramenta em sala de aula, é possível categorizar os perfis dos alunos e apontar quais são as lacunas que precisam ser superadas para que o conceito seja aprendido adequadamente. O aprendiz não precisa se desfazer de concepções do senso comum, precisa apenas aprender a aplicar cada concepção no momento adequado. A biofísica é uma área interdisciplinar essencial para a formação de graduandos da área da saúde. Por se tratar de uma abordagem que utiliza conceitos da física e da química para responder problemas biológicos, é um tema que pode causar dificuldades de aprendizagem em alunos que não apresentam concepções suficientemente elaboradas. Muitas condições fisiológicas dependem de perturbações físico-químicas, como os mecanismos de transporte através das membranas e suas consequências em diversos sistemas.Uma boa fundamentação do conceito de íon é essencial para entender como os diferentes íons transportados através das membranas influenciam o funcionamento celular em diversos processos fisiológicos cruciais para a manutenção da vida. Portanto, esse projeto tem como objetivo identificar concepções alternativas dos alunos em relação à eletrofisiologia de membranas e utilizá-las para elaborar o perfil conceitual relacionado ao conceito de íon que será parte das estratégias de ensino para alunos de graduação e pós-graduação. Serão utilizados materiais coletados previamente à realização deste projeto e materiais provenientes de intervenções propostas atualmente para a identificação de concepções alternativas e posterior proposta de perfil conceitual. Projeto aprovado no CEPSH-ICB, CAAE 53059321.0.0000.5467. O financiamento do trabalho conta com uma bolsa de doutorado do CNPq.
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Jéssica Mayara Nascimento Lopes
Karen Cristina Rego Gregorio
Natália Monteiro Pessoa
Paulo Henrique Evangelista Silva
Patrizia Dardi
Thayna dos Santos Vieira
Vanessa Brito Cândido
Vanielle A. do Nascimento Vicente
Yago Carvalho Lima
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Funcionários:
Leila Affini