Introdução: O uso de metodologias ativas em conjunto com aulas tradicionais pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Jogos e analogias são exemplos de estratégias utilizadas para auxiliar nesse processo. Jogos são ferramentas dinâmicas que além de motivarem e engajarem os alunos, auxiliam no aprendizado de conceitos complexos e na consolidação do conteúdo previamente adquirido. Considerando a complexidade do ensino e aprendizagem da fisiologia, que exige conhecimentos prévios de anatomia, biologia celular e bioquímica, o jogo “O mistério do Reino da Célula” foi desenvolvido para facilitar o aprendizado da fisiologia dos hormônios tireoidianos. Objetivo: Avaliar a eficácia do jogo como uma ferramenta complementar a uma aula tradicional de hormônios tireoidianos e avaliar a percepção dos alunos sobre o jogo. Métodos: “O mistério do Reino da Célula” foi desenvolvido para ser jogado individualmente como uma revisão da fisiologia dos hormônios tireoidianos. O jogo é uma analogia entre esses hormônios e reinos medievais. O enredo do jogo se baseia em uma carta enviada aos Reinos Hipotálamo e Adenoipófise pelo Reino da Célula informando um problema no abastecimento de cavaleiros. O aluno é colocado como um historiador especialista em Idade Média e é convocado para auxiliar na investigação dos eventos históricos que seguiram o envio da carta. Esses eventos compreendem aspectos gerais sobre síntese, secreção, ações e regulação da secreção dos hormônios tireoidianos. Durante o jogo, o aluno deve aplicar o seu conhecimento sobre o tema para resolver desafios e questões relacionadas. Para que o aluno complete o jogo, ele deve responder corretamente todas as questões. Em caso de erro, o aluno recebe uma ajuda para chegar a resposta correta. O jogo foi aplicado de maneira online pela plataforma Google Forms para a turma de graduação do curso de Educação Física e Esporte do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (CEPSH n° 4.915.968). Após uma aula online sobre hormônios tireoidianos, os alunos tiveram 15 minutos para responder a um questionário de 9 questões sobre o tema (pré-jogo). Imediatamente após o jogo, o questionário foi reaplicado com as questões e alternativas em ordens diferentes (pós-jogo). Além disso, o questionário pós-jogo continha questões sobre a percepção do aluno ao jogo. Resultados: Dos 26 alunos que iniciaram a atividade, 18 jogaram e responderam os dois questionários (30,7% de desistência). A performance dos alunos no questionário pós-jogo foi significativamente melhor em comparação ao pré-jogo (84,4±2,5 e 73,5±4,3, respectivamente; p=0,002). Houve uma redução de 18 questões não-respondidas no questionário pré-jogo para apenas 2 após o jogo. Todos os alunos reportaram que gostaram da atividade e que seu conhecimento pós-jogo melhorou. Conclusão: Os resultados apresentados demonstram que “O mistério do Reino da Célula” é uma ferramenta efetiva para potenciar o ensino da fisiologia dos hormônios tireoidianos.
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Jéssica Mayara Nascimento Lopes
Karen Cristina Rego Gregorio
Natália Monteiro Pessoa
Paulo Henrique Evangelista Silva
Patrizia Dardi
Thayna dos Santos Vieira
Vanessa Brito Cândido
Vanielle A. do Nascimento Vicente
Yago Carvalho Lima
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Funcionários:
Leila Affini