“O MISTÉRIO DO REINO DA CÉLULA”: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O APRENDIZADO DA FISIOLOGIA TIREOIDIANA

  • Autor
  • Camila Aparecida Errerias Fernandes Cardinali
  • Co-autores
  • Yandara Akamine Martins , Rodrigo P. Prates , Emmanuel Veríssimo de Araujo , Felipe José C. Viana , Maria Eletícia de Sousa , Eduardo da Cunha Bombardi , Marcus Vinícius C. Baldo , Maria Tereza Nunes
  • Resumo
  • Introdução: O uso de metodologias ativas em conjunto com aulas tradicionais pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Jogos e analogias são exemplos de estratégias utilizadas para auxiliar nesse processo. Jogos são ferramentas dinâmicas que além de motivarem e engajarem os alunos, auxiliam no aprendizado de conceitos complexos e na consolidação do conteúdo previamente adquirido. Considerando a complexidade do ensino e aprendizagem da fisiologia, que exige conhecimentos prévios de anatomia, biologia celular e bioquímica, o jogo “O mistério do Reino da Célula” foi desenvolvido para facilitar o aprendizado da fisiologia dos hormônios tireoidianos. Objetivo: Avaliar a eficácia do jogo como uma ferramenta complementar a uma aula tradicional de hormônios tireoidianos e avaliar a percepção dos alunos sobre o jogo. Métodos: “O mistério do Reino da Célula” foi desenvolvido para ser jogado individualmente como uma revisão da fisiologia dos hormônios tireoidianos. O jogo é uma analogia entre esses hormônios e reinos medievais. O enredo do jogo se baseia em uma carta enviada aos Reinos Hipotálamo e Adenoipófise pelo Reino da Célula informando um problema no abastecimento de cavaleiros. O aluno é colocado como um historiador especialista em Idade Média e é convocado para auxiliar na investigação dos eventos históricos que seguiram o envio da carta. Esses eventos compreendem aspectos gerais sobre síntese, secreção, ações e regulação da secreção dos hormônios tireoidianos.  Durante o jogo, o aluno deve aplicar o seu conhecimento sobre o tema para resolver desafios e questões relacionadas. Para que o aluno complete o jogo, ele deve responder corretamente todas as questões. Em caso de erro, o aluno recebe uma ajuda para chegar a resposta correta. O jogo foi aplicado de maneira online pela plataforma Google Forms para a turma de graduação do curso de Educação Física e Esporte do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (CEPSH n° 4.915.968). Após uma aula online sobre hormônios tireoidianos, os alunos tiveram 15 minutos para responder a um questionário de 9 questões sobre o tema (pré-jogo). Imediatamente após o jogo, o questionário foi reaplicado com as questões e alternativas em ordens diferentes (pós-jogo). Além disso, o questionário pós-jogo continha questões sobre a percepção do aluno ao jogo. Resultados: Dos 26 alunos que iniciaram a atividade, 18 jogaram e responderam os dois questionários (30,7% de desistência). A performance dos alunos no questionário pós-jogo foi significativamente melhor em comparação ao pré-jogo (84,4±2,5 e 73,5±4,3, respectivamente; p=0,002). Houve uma redução de 18 questões não-respondidas no questionário pré-jogo para apenas 2 após o jogo. Todos os alunos reportaram que gostaram da atividade e que seu conhecimento pós-jogo melhorou. Conclusão: Os resultados apresentados demonstram que “O mistério do Reino da Célula” é uma ferramenta efetiva para potenciar o ensino da fisiologia dos hormônios tireoidianos. 

  • Palavras-chave
  • Ensino, hormônios tireoidianos, analogia, jogo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Divulgação científica
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O II Simpósio de Fisiologia Humana ICB-USP, é desenvolvido por discentes e docentes do programa de pós-graduação, tem como principal objetivo ampliar a troca de conhecimento e experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação em Fisiologia Humana. O evento será inteiramente on-line e com duração de dois dias. Serão realizadas conferências e apresentação de trabalhos de pós-graduandos, pós doutorandos e estudantes de iniciação científica do departamento e discentes regulares matriculados no PPG Multicentrico em Ciências Fisiológicas. 

Este Anais foi publicado de forma online e os trabalhos poderão ser citados conforme o link de referência de cada um.

  • Biofísica
  • Neurofisiologia
  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia Respiratória
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Digestória
  • Fisiologia Endócrina
  • Fisiologia do Exercício
  • Ensino e Divulgação científica

Comissão Científica 

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi

Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Comissão Organizadora

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Jéssica Mayara Nascimento Lopes
Karen Cristina Rego Gregorio
Natália Monteiro Pessoa
Paulo Henrique Evangelista Silva
Patrizia Dardi
Thayna dos Santos Vieira
Vanessa Brito Cândido
Vanielle A. do Nascimento Vicente
Yago Carvalho Lima

Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Funcionários:
Leila Affini