Aplicação de quizzes como dinâmica para favorecer a aprendizagem

  • Autor
  • Emmanuel Veríssimo de Araújo
  • Co-autores
  • Felipe José C. Viana , Rodrigo P. Prates , Yandara Akamine Martins , Camila Aparecida Errerias Fernandes Cardinali , Maria Eletícia de Sousa , Maria Tereza Nunes
  • Resumo
  •  

    Introdução: Os processos de ensino e aprendizagem em fisiologia são desafiadores. Metodologias ativas de ensino facilitam esses processos, dentre as quais, os quizzes são considerados uma ferramenta pedagógica eficaz para o aprendizado e revisão de conteúdos abordados em sala de aula. Objetivo: Desenvolver três quizzes de diferentes conteúdos da fisiologia endócrina para alunos de graduação, sendo eles:  1- regulação e homeostasia do cálcio, 2- fisiologia da glândula adrenal e 3- gônadas masculinas, bem como avaliar a percepção dos alunos acerca dessas atividades. Métodos: Esse trabalho foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa em seres humano, sob o parecer 4.915.968. Todos os participantes assinaram o termo de Ciência Livre e Esclarecido, sendo eles oriundos do curso de graduação em Educação Física e Esporte do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Os quizzes foram desenvolvidos e apresentados remotamente através do software Microsoft Office PowerPoint 2019 e da plataforma de vídeo conferência Google Meet. As temáticas das atividades foram escolhidas com base no nível de dificuldade dos conteúdos. As perguntas contidas nas atividades contextualizavam processos fisiológicos com cenários lúdicos que: exploram viagens espaciais (1), administração de empresa (2) e um famoso jogo da televisão brasileira, show do milhão (3). As atividades foram desenvolvidas para serem aplicadas logo após a aula expositiva do mesmo conteúdo, de modo que os alunos foram voluntariamente convidados a participar e durante a aplicação dos quizzes foram abordados problemas ou perguntas envolvendo fenômenos fisiológicos. Uma vez que as perguntas eram respondidas corretamente, os alunos avançavam na atividade, porém quando a opção errada era marcada, um feedback era apresentado pelo pós-graduando responsável, de modo a ajudá-los a repensar e encontrar a resposta correta. Essa dinâmica foi mantida até o término da atividade. Ao final da disciplina um questionário de percepção das atividades foi oferecido para que os alunos participantes preenchessem. Resultados: Em relação a percepção dos alunos, mais de 70% deles afirmaram ter gostado de participar dos quizzes. Para mais da metade dos participantes, as atividades ajudaram a compreender melhor a aula, associado ao aumento do interesse pela temática. Menos de 50% dos alunos revelaram que participaram ativamente dos quizzes, e cerca de 1/3 dos participantes afirmou que as atividades estimularam a interação ou a discussão entre eles. Conclusão: No geral a percepção dos alunos foi bastante positiva, assim como nossa satisfação na criação e aplicação desses quizzes para o auxílio do ensino em aulas remotas de fisiologia endócrina.

  • Palavras-chave
  • Metodologia Ativa, Quizzes, Ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Divulgação científica
Voltar

O II Simpósio de Fisiologia Humana ICB-USP, é desenvolvido por discentes e docentes do programa de pós-graduação, tem como principal objetivo ampliar a troca de conhecimento e experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação em Fisiologia Humana. O evento será inteiramente on-line e com duração de dois dias. Serão realizadas conferências e apresentação de trabalhos de pós-graduandos, pós doutorandos e estudantes de iniciação científica do departamento e discentes regulares matriculados no PPG Multicentrico em Ciências Fisiológicas. 

Este Anais foi publicado de forma online e os trabalhos poderão ser citados conforme o link de referência de cada um.

  • Biofísica
  • Neurofisiologia
  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia Respiratória
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Digestória
  • Fisiologia Endócrina
  • Fisiologia do Exercício
  • Ensino e Divulgação científica

Comissão Científica 

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi

Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Comissão Organizadora

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Jéssica Mayara Nascimento Lopes
Karen Cristina Rego Gregorio
Natália Monteiro Pessoa
Paulo Henrique Evangelista Silva
Patrizia Dardi
Thayna dos Santos Vieira
Vanessa Brito Cândido
Vanielle A. do Nascimento Vicente
Yago Carvalho Lima

Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Funcionários:
Leila Affini