A elevada ocorrência de obesidade nas sociedades contemporâneas demonstra o quanto a obesidade é um problema de saúde que necessita de medidas de políticas públicas para o seu controle. O professor do ensino básico, como agente formador e disseminador do conhecimento, exerce um importante papel na abordagem sobre práticas de alimentação saudáveis e no combate a doenças crônicas não transmissíveis, tais como a obesidade. É neste contexto que se insere um dos pilares da universidade, a extensão, que se torna fundamental para a disseminação do conhecimento construído dentro das universidades para a sociedade. Assim, este estudo tem como objetivo principal relatar a experiência de pós-graduandos em Ciências (Fisiologia Humana) na construção de conteúdo didático e pedagógico para um curso EAD com a temática Metabolismo e obesidade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato experiência, realizado no período de julho a setembro de 2021 por pós graduandos. Essa foi a sexta edição do curso na modalidade EAD, que inicialmente tinha como público alvo professores de ensino básico, mas que hoje conta com a participação de outros profissionais, como nutricionistas e educadores físicos. As aulas, planejadas pelos pós-graduandos sob coordenação de professores do departamento, foram subdivididas em seis módulos, com as seguintes temáticas: Introdução e conceitos básicos; Digestão e absorção de carboidratos, lipídeos e proteínas; Micronutrientes e a regulação metabólica com a alimentação; Doenças metabólicas e COVID19; Atividade física, alimentos funcionais e compostos bioativos na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis; Epigenética e obesidade, microbioma humano e microbiota intestinal. Além das vídeo aulas, os pós-graduandos também elaboraram questões teste que foram aplicadas ao final de cada módulo. Ao longo do curso, foram realizados encontros semanais, momento no qual eram feitas dinâmicas com a temática da aula da semana. O feedback dos cursistas (200 pessoas) aos longos dos encontros foi positivo. Muitos relatavam suas vivências enquanto docentes do ensino básico, tiravam dúvidas e aproveitavam para construir novas ideias de como abordar as temáticas estudadas no curso com seus alunos. Ao final das atividades, os pós-graduandos relataram ter vivido uma experiência diferenciada e única. Para muitos esse foi o primeiro contato com a elaboração de aulas no formato EAD e consideraram isso um passo importante na formação de futuros docentes. Além disso, muitos relataram estarem orgulhosos e satisfeitos com o trabalho. Isso mostra a importância da atuação dos pós graduandos na disseminação do conhecimento de forma mais acessível para a comunidade. A partir dessa vivência, pode-se compreender o importante papel formador dos projetos de extensão na formação de pós-graduandos enquanto futuros disseminadores de conhecimento, os quais possibilitam o aprendizado integrador e mais acessível para a comunidade extra acadêmica.
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Jéssica Mayara Nascimento Lopes
Karen Cristina Rego Gregorio
Natália Monteiro Pessoa
Paulo Henrique Evangelista Silva
Patrizia Dardi
Thayna dos Santos Vieira
Vanessa Brito Cândido
Vanielle A. do Nascimento Vicente
Yago Carvalho Lima
Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade
Funcionários:
Leila Affini