AS RELAÇÕES BIOLÓGICAS ENTRE RENDIMENTO EDUCACIONAL E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

  • Autor
  • CLARA SABENÇA GUSMÃO
  • Co-autores
  • Eugênio Horácio Grevet , Claiton E. D. Bau , Diego L. Rovaris
  • Resumo
  •  

    Introdução: O rendimento educacional (do inglês educational attainment - EA) é um importante preditor de risco para doenças. Embora ainda pouco explorada, a fisiologia do EA é tão complexa quanto a de outros fenótipos muito influenciados pelo ambiente, como a resposta ao estresse. Estudos de varredura no genoma (GWAS) vêm apresentando muitos insights em relação às vias biológicas envolvidas no EA. Muitos desses mecanismos biológicos enriquecem em áreas cerebrais importantes, como o córtex. Além disso, as relações biológicas entre EA e transtornos mentais já são bastantes exploradas na literatura. No nível clínico e epidemiológico, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) está associado a um baixo EA. No nível biológico, a relação entre TDAH e EA é consolidada por estudos que relatam correlações genéticas negativas entre esses fenótipos. As correlações achadas foram atribuídas a efeitos biológicos compartilhados entre TDAH e EA. Foi demonstrado, por outro lado, que um perfil biológico exclusivo do TDAH está implicado em deficiências relacionadas à alfabetização. Os estudos genômicos disponíveis, entretanto, foram realizados em populações de países de alta renda, com alto grau de igualdade social e de ancestralidade homogênea. Isto impede a generalização das descobertas para populações de ancestralidade mista, de baixa e média renda ou mesmo para minorias em países de alta renda. Há, portanto, uma necessidade de investigar fatores clínicos, epidemiológicos e biológicos que afetam a fisiologia do EA em diferentes populações e ambientes. Objetivo: Investigar a relação biológica entre EA e TDAH em populações de ambientes contrastantes, mas ancestralmente semelhantes, a partir de diferentes abordagens envolvendo dados de GWAS. Métodos: Inicialmente, calculamos o escore poligênico (PGS) para EA em uma amostra alvo de indivíduos com TDAH (n = 407) e controles (n = 463) genotipada pelo PsychArray (CAAE 44505621.3.0000.5467 e 60633516.2.2002.5467). A amostra base consiste nos 766.345 indivíduos incluídos no maior GWAS para EA até o momento. O software PRSice-2 foi utilizado para as análises de PGS. Resultados: Em nossa amostra, o PGS para EA foi positivamente associado às variáveis de EA (College Completion P = 0,00013; EduYears P = 3,8e-10) independente do TDAH. Entretanto, ao contrário do que é observado em países de alta renda, pacientes com TDAH apresentaram maior PGS para EA (P = 0,002). Em análises secundárias, calculamos a predição do PGS para TDAH, o qual foi negativamente associado ao EA (P = 0,005) e positivamente associado com a gravidade do TDAH (P = 0,003). Discussão: Nossos achados indicam uma interação muito complexa entre esses fenótipos e PGSs. Este padrão é potencialmente influenciado pela heterogeneidade dos exposomas envolvidos, e requer melhor compreensão antes de se explorar os mecanismos biológicos individuais que compõem cada PGSs.

    Apoio: FAPERGS, CNPq e FAPESP

  • Palavras-chave
  • TDAH, RENDIMENTO EDUCACIONAL, GENÔMICA, GWAS, NEUROBIOLOGIA, ESCORE POLIGÊNICO
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Neurofisiologia
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O II Simpósio de Fisiologia Humana ICB-USP, é desenvolvido por discentes e docentes do programa de pós-graduação, tem como principal objetivo ampliar a troca de conhecimento e experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação em Fisiologia Humana. O evento será inteiramente on-line e com duração de dois dias. Serão realizadas conferências e apresentação de trabalhos de pós-graduandos, pós doutorandos e estudantes de iniciação científica do departamento e discentes regulares matriculados no PPG Multicentrico em Ciências Fisiológicas. 

Este Anais foi publicado de forma online e os trabalhos poderão ser citados conforme o link de referência de cada um.

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Comissão Científica 

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
Patrizia Dardi

Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Comissão Organizadora

Ana Caroline Rippi Moreno
Ana Flávia Fernandes Ferreira
Caroline Pancera Laurindo
Felipe José Costa Viana
Flaviane de Fatima Silva
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Karen Cristina Rego Gregorio
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Docentes:
Profª Dra Andréa da Silva Torrão
Profª Dra Maria Oliveira de Souza
Profº Dr Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkade

Funcionários:
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