Os Demônios de Loudun, de Aldous Huxley: violência dos discursos políticos e religiosos no século XVII e atualmente.

  • Autor
  • Erik Dorff Schmitz
  • Resumo
  • Esta pesquisa propõe realizar um debate entre violência e religião a partir da obra Os Demônios de Loudun (1952), de Aldous Huxley, e de teorias diversas da Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. O livro desenvolve um revisionismo histórico, tecendo análises e críticas que alteram a compreensão dos fatos consolidados. A história convencional afirma que religiosas de um convento em Loudun, na França, foram possuídas por Demônios no século XVII. Na obra de Huxley, essa história é revisitada, e o que foi afirmado pela Igreja e pelo Estado na época como fruto de uma possessão demoníaca é visto como um caso de histeria coletiva. O autor acrescenta novas camadas de compreensão com reflexões históricas, filosóficas, teológicas e psicológicas sobre os fatos históricos narrados. Práticas de violências físicas, psicológicas e espirituais foram realizadas sobre as religiosas de Loudun, e torturas foram infligidas sobre o pároco da cidade com consequente execução na fogueira. Nossa análise tem como objetivos demonstrar que o fato visto como possessão na época, pode hoje ser considerado como doença psicossomática; que os poderes políticos e religiosos da França exerceram influência no desenrolar dos fatos; e que atualmente discursos políticos no Ocidente buscar relacionar política e religião para objetivos escusos de maneira obscurantista. Nossa abordagem metodológica será bibliográfica e teórico-crítica, sendo que tal justifica-se pelo fato de que o espaço da religião por muitos momentos na história foi lugar de condutas violentas sobre corpos e mentes humanas, prática que ainda é possível encontrar nos dias atuais, levantando debates que buscam promover o respeito pela vida humana. Com isto buscamos contribuir com as reflexões que norteiam este GT.

     

  • Palavras-chave
  • Violência; Política; Religião; Loudun.
  • Área Temática
  • GT 14: Religião e violência
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
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  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
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  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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