ESCOLAS DE SEXUALIDADE: O USO DA RELIGIÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA “SEXUALIDADE CRISTÃ E BÍBLICA”

  • Autor
  • Nathalia Oliveira Celestino Magalhães
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa propõe discutir sobre as escolas de sexualidade, iniciativas cristãs que pregam o ensino de uma “sexualidade cristã e bíblica” e visam o enfrentamento e reversão de comportamentos considerados pecaminosos, apresentando duas delas atuantes no Brasil e identificando o modo como a religião é articulada dentro das pedagogias de sexualidade presentes nessas escolas. Assim, o objetivo do trabalho é identificar como a religião age junto das pedagogias dessas escolas no processo de ensino e controle dessa vivência sexual “santa”. Para isso, será feita uma pesquisa exploratória em redes sociais, sites e Youtube, objetivando a coleta de dados e análise sobre o movimento e seus conceitos, apresentações, funcionamentos e módulos de aprendizado. Com isso, espera-se identificar como se articulam os símbolos religiosos em cada uma dessas categorias, compreendendo a construção das pedagogias e analisando em que medida esses símbolos religiosos apresentam-se como parte constituinte delas. Portanto, o trabalho visa contribuir para o entendimento do fenômeno religioso das Escolas de Sexualidade e seu impacto na produção e regulação de discursos religiosos sobre a sexualidade humana.

     

  • Palavras-chave
  • Escola, Sexualidade, Pedagogia, Reversão
  • Área Temática
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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