A presente pesquisa propõe discutir sobre as escolas de sexualidade, iniciativas cristãs que pregam o ensino de uma “sexualidade cristã e bíblica” e visam o enfrentamento e reversão de comportamentos considerados pecaminosos, apresentando duas delas atuantes no Brasil e identificando o modo como a religião é articulada dentro das pedagogias de sexualidade presentes nessas escolas. Assim, o objetivo do trabalho é identificar como a religião age junto das pedagogias dessas escolas no processo de ensino e controle dessa vivência sexual “santa”. Para isso, será feita uma pesquisa exploratória em redes sociais, sites e Youtube, objetivando a coleta de dados e análise sobre o movimento e seus conceitos, apresentações, funcionamentos e módulos de aprendizado. Com isso, espera-se identificar como se articulam os símbolos religiosos em cada uma dessas categorias, compreendendo a construção das pedagogias e analisando em que medida esses símbolos religiosos apresentam-se como parte constituinte delas. Portanto, o trabalho visa contribuir para o entendimento do fenômeno religioso das Escolas de Sexualidade e seu impacto na produção e regulação de discursos religiosos sobre a sexualidade humana.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica