Múltiplas faces da espiritualidade: concepções de estudantes do ensino médio de escolas paulistas

  • Autor
  • Patrick Vieira Ferreira
  • Co-autores
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco
  • Resumo
  • MÚLTIPLAS FACES DA ESPIRITUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS

     

    Patrick Vieira Ferreira, Doutor em Educação, PUC-SP

    Vera Maria Nigro de Souza Placco, Doutora em Educação, PUC-SP

     

     

     

    A finalidade desta pesquisa é investigar as implicações do papel da escola contemporânea para a constituição da espiritualidade de estudantes do Ensino Médio, na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista desses alunos. Utilizaram-se dois instrumentos de produção e coleta de dados: 1) aplicação de questionários a 34 estudantes do Ensino Médio, com idade entre 14 e 18 anos, de quatro escolas (2 confessionais e 2 públicas) e 2) grupos de discussão, realizados com 21 estudantes de duas escolas (1 confessional e 1 pública). Como procedimentos de análise dos dados, optamos, para as respostas do questionário, pela utilização do programa estatístico Statistical Package of Social Science (SPSS), com análise descritiva das frequências, variância e estatística inferencial. E para compreender as falas dos grupos de discussão, inspiramo-nos na Análise de Prosa. Os resultados evidenciaram que a concepção de espiritualidade dos jovens e adolescentes enquadra-se nas categorias: 1) Espiritualidade como fator protetivo; 2) Espiritualidade como parte do ser integral; 3) Espiritualidade como sentido da vida; e 4) Espiritualidade em relação com a religiosidade. Houve diferentes ênfases, nas escolas confessional e pública, em relação aos significados de espiritualidade. Identificamos também que o papel da escola na constituição da espiritualidade envolve: 1) proporcionar ambientes em que a dimensão espiritual possa ser explorada; 2) oferecer auxílio psicoemocional aos alunos; 3) ensejar que os professores sejam mediadores de conhecimentos profundos; e 4) capacitar os docentes a que desenvolvam uma relação com os alunos baseada em práticas humanizadoras.

    Palavras-chave: Espiritualidade; Dimensão Espiritual; Educação; Juventude.

     

  • Palavras-chave
  • Espiritualidade; Dimensão Espiritual; Educação; Juventude.
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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