Da hermenêutica à decolonialidade

  • Autor
  • Jungley de Oliveira Torres Neto
  • Resumo
  •  

    Pretende-se mediar a hermenêutica filosófica, a partir de Gadamer e a sua postura socrático-platônica, com o pensamento Latino-americano, mais precisamente, com a decolonialidade, abrindo-se às perspectivas de abordagens anti-violentas. A presente comunicação seguirá, portanto, o método hermenêutico em seu caminho dialógico. Neste labor, será proposta a reflexão dialógica nas bases da hermenêutica de Gadamer para além de seu lugar de fala. Em outros termos, será proposto o encontro autêntico da hermenêutica filosófica/ dialógica de Gadamer com o pensamento da América subalternizada durante anos, construindo-se, assim, uma proposta crítica e, ao mesmo tempo, de possibilidades de contatos e necessárias mediações.

    A justificativa da proposição da presente comunicação respalda-se na importância de debater e abordar as muitas faces da relação entre Religião e Violência, sejam elas denominadas: violência física, violência psicológica, violência moral, violência política, violência cultural ou toda força violenta de poder que se sobrepõe no mundo de modo discursivo, simbólico e prático.

    Objetiva-se suscitar o diálogo intercultural nas trilhas da hermenêutica filosófica, através da perspectiva dialógica, enquanto postura anti-violenta, pois o diálogo enquanto experiência hermenêutica conserva o lógos que pode ser compartilhado por todos, de modo que construa uma ‘ponte’ entre o Eu e o “Outro”. O caminho dialógico situa-se no movimento de abertura e não se enquadra em pressupostos fixos e/ ou fechados que justificam a apropriação do “Outro” nas categorias do Eu. Nessa abertura do diálogo, justifica-se a atitude anti-violenta, que leva em consideração a diversidade étnica: religiosa, cultural e histórica do “Outro”.  

    Almeja-se suscitar reflexões e contribuições na área de pesquisa em Filosofia da Religião e, por conseguinte, no GT de Religião e Violência, de pensar na liberação da “verdade” do conhecimento epistêmico eurocêntrico, enquanto projeto universal-ocidental de bases económicas, políticas e epistêmicas de poder. Aspira-se refletir, na perspectiva dos entre-lugares, nos pontos de mediações/ fronteiras: que, ao mesmo tempo, separa, limita, mas, igualmente, permite o contato e, eventualmente, aproxima. O que permite-nos ir além da “terra natal” de Gadamer (ponto de partida da proposta de trabalho) e se direcionar às abordagens decoloniais (ponto de avanço do presente trabalho).

     

  • Palavras-chave
  • Decolonialidade. Diálogo. Hermenêutica. Violência.
  • Área Temática
  • GT 14: Religião e violência
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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