Imagens sacras emparedadas - Materialidade da devoção caiçara.(litoral norte do Estado de São Paulo)

  • Autor
  • ROSANGELA D. RESSURREIÇÃO
  • Resumo
  •  

    A cidade de São Sebastião foi elevada à categoria de vila em 1636 nas primeiras décadas do século XVII, mantendo algumas práticas religiosas, cultura material edificada e imagens sacras - testemunho da fé e devoção caiçara. Essa cidade histórica possui um Museu de Arte Sacra que ocupa as dependências da Capela de São Gonçalo, um exemplar do século XVII situado na zona central da cidade. Patrimônio arquitetônico de São Paulo, foi construída em alvenaria de pedra e barro.

    Embora seu acervo tenha origem paroquial, as imagens religiosas estão presentes de forma importante no cotidiano das famílias dos moradores da região. As imagens sagradas são objetos de devoção que vão além de sua finalidade principal: participam da vida da comunidade caiçara e afetam a todos.

    A história do caiçara baseia-se nas práticas religiosas no cotidiano, por meio das quais o sagrado se torna vívido e real, possibilitando a conexão do material e do espiritual. Nesse sentido e na prática religiosa cotidiana, a expressão das crenças do povo caiçara torna-se visível e tangível

    Nessa comunicação, o objetivo é destacar o trabalho de restauração realizado de quatro imagens sagradas encontradas na restauração da Matriz em 2000. As peças foram emparedadas e, quando encontradas, foram cuidadosamente embaladas e armazenadas na reserva técnica do museu. Nossa Senhora com o Menino de cerâmica modelada, dourada e policromada, a Imagem do Bispo de cerâmica modelada, dourada e policromada, a Imagem de Santo Antônio foi encontrada com 70% da volumetria íntegra e a última peça resultante da reforma da Matriz   é a Imagem de Cristo, essa peça estava fragmentada em numerosas partes, cerca de 100 fragmentos, o que correspondem, a pelo menos 70% da peça íntegra.

     

  • Palavras-chave
  • Materialidade, Imagens Sacras, devoção
  • Área Temática
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