AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, O ENSINO RELIGIOSO E SUA RELAÇÃO COM A CIDADANIA PARA A EDUCAÇÃO ATUAL
Norma Maria Duran, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana.
Este estudo têm-se por objetivos analisar o Ensino Religioso e defender o papel das Ciências das Religiões nesse processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na preocupação dos educadores com a formação do cidadão mediante o Ensino Religioso (ER) nas escolas instituídas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Estado e as instituições religiosas, mesmo sob tensões históricas, caminham unidos na tentativa de estabelecer tanto o poder educacional quanto a proteção às crianças e aos adolescentes. Isto por meio de algumas entidades que assistem os menores desamparados e de escolas que primam pela qualidade de ensino. Nesse cenário, as Ciências das Religiões poderão, pelas vias das pesquisas científicas, isto é, pelo princípio da cientificidade, observar, experimentar, buscar os indicadores de negligências tanto do Estado quanto da sociedade, apontando soluções viáveis ao desenvolvimento da educação, das instituições religiosas e do ensino religioso. O estudo revelou um ensino religioso interdisciplinar e transdisciplinar, que se apresenta como uma disciplina que colabora com outras ciências, o que justifica a necessidade de compreender o ensino religioso por meio de construções teórico-filosóficos/sociológicos das religiões. Ante o ensino religioso atual, as Ciências das Religiões podem contribuir de forma neutra e sem comparar as religiões entre si.
Palavras-chave: Ciências da Religião. Educação. Ensino Religioso. BNCC. Estado.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica