Na passagem da Veritas metafísica, forte e violenta por natureza, para o princípio da Caritas que é horizonte de abertura ao outro encontra-se a possibilidade de diálogo que gera e possibilita uma sociedade mais plural e aberta e assim cria-se espaços e narrativas para buscar alternativas frente a violência chegando à promoção da paz e dos direitos humanos.
A Caritas, em Vattimo, é lugar ético como um norte para um diálogo intercultural e sem ela dificilmente chega-se a um consenso sobre a forma e os meios como se busca a promoção dos direitos humanos, além disso não há paz onde a Veritas seja o pressuposto. Nesse sentido, busca-se compreender no presente trabalho a possibilidade de um diálogo dentro da Caritas onde o outro não seja somente suportado e como a noção Veritas objetiva se desdobrou no pensamento filosófico ocidental.
Dessarte, o objetivo do trabalho e contribuições ao GT é contribuir na reflexão para superação da violência e através das discussões do filósofo turinense, a partir do diálogo, pensar propostas para os direitos humanos e na promoção da paz.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica