PRINCÍPIO DE CARIDADE EM GIANNI VATTIMO NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO PELA BUSCA DOS DIREITOS HUMANOS E DA PAZ

  • Autor
  • Ruan de Oliveira Gomes
  • Resumo
  •  

    Na passagem da Veritas metafísica, forte e violenta por natureza, para o princípio da Caritas que é horizonte de abertura ao outro encontra-se a possibilidade de diálogo que gera e possibilita uma sociedade mais plural e aberta e assim cria-se espaços e narrativas para buscar alternativas frente a violência chegando à promoção da paz e dos direitos humanos.

                A Caritas, em Vattimo, é lugar ético como um norte para um diálogo intercultural e sem ela dificilmente chega-se a um consenso sobre a forma e os meios como se busca a promoção dos direitos humanos, além disso não há paz onde a Veritas seja o pressuposto. Nesse sentido, busca-se compreender no presente trabalho a possibilidade de um diálogo dentro da Caritas onde o outro não seja somente suportado e como a noção Veritas objetiva se desdobrou no pensamento filosófico ocidental.

                Dessarte, o objetivo do trabalho e contribuições ao GT é contribuir na reflexão para superação da violência e através das discussões do filósofo turinense, a partir do diálogo, pensar propostas para os direitos humanos e na promoção da paz.

  • Palavras-chave
  • Diálogo, Caridade, Verdade, Violência.
  • Área Temática
  • GT 7: Filosofia da Religião
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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