A FILOSOFIA COMO DISCURSO DO ESPÍRITO: PENSANDO A ESPIRITUALIDADE LAICA

  • Autor
  • Douglas Willian Ferreira
  • Resumo
  • Propomos aqui pensar o processo de secularização em que acontece a dissolução do religioso na filosofia. De acordo com Luc Ferry, quando a relação com o transcendente deixa de ser vertical, ou seja, o ser humano não mais se subordina a um divino exterior à própria humanidade, como por exemplo ao Deus cristão, há um deslocamento dessa transcendência para a interioridade do ser humano, ou seja, relacionando-se por vias horizontais, na relação com o outro. A partir de estudos bibliográficos, compreendemos o quanto a filosofia permite desenvolver o mais alto grau de experiência do absoluto na reconciliação do divino com a humanidade, do infinito e do finito, do ser humano consigo mesmo. E essa reconciliação, segundo o autor, resulta da verdade que se encontra na imanência da subjetividade, ou, em outras palavras, que habita o subjetivo, na forma da busca pelo próprio sentido da vida. O resultado dessa proposta será construção de uma concepção soteriológica da filosofia que, em seu bojo, possibilita a experiência de espiritualidades laicas. 

  • Palavras-chave
  • Espiritualidades; Filosofia; Luc Ferry; Soteriologia.
  • Área Temática
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica