O CORAÇÃO COMO CENTRO DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

  • Autor
  • Edmilson Sousa Rocha
  • Resumo
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    Esta comunicação analisa a presença da religio cordis na Renovação Carismática Católica, nossa primeira abordagem parte da história da Renovação Carismática Católica  e sua relação com a religio cordis, sua influência inicial  e sua consolidação no movimento apresentando  suas representações textuais e visuais nos diversos âmbitos de sua estrutura organizacional de modo a identificar a forte presença da religião do coração na RCC.

    Num segundo momento a abordagem será  sobre as narrativas visuais históricas  da religio cordis até a primeira metade do século 20, e as novas narrativas visuais desenvolvidas  a partir da conclusão do Concílio Vaticano II que inseriu a Igreja Católica na modernidade, até os nossos dias.

    Por fim num terceiro momento, abordaremos de maneira mais profunda  sobre a utilização religião do coração  pela Renovação Carismática Católica  como símbolo da mediação com o sagrado, para este intento utilizaremos  o conceito filosófico sobre as formas simbólicas de Ernst Cassirer, a aproximando a figura do coração  as formas simbólicas da religião e da arte, além de apresentar as narrativas visuais de diversas áreas de atuação do movimento.

     

  • Palavras-chave
  • Religio Cordis; Renovação Carismática Católica; Coração; Cultura Visual.
  • Área Temática
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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