A linguagem visual da James Harper’s Illuminated and New Pictorial Bible: uma articulação popular metodista do afeto Religioso e da sensibilidade social

  • Autor
  • Ana Beatriz de Carvalho dos Santos Alexandrini
  • Resumo
  •  

    Nesta comunicação, trabalharemos a linguagem visual protestante, presente na James Harper’s Illuminated and New Pictorial Bible, uma Bíblia de família ilustrada, em língua inglesa, criada, editada e comercializada pelos irmãos Harper, leigos da Igreja Metodista Episcopal, que viveram nos Estados Unidos durante o século 19. Utilizando o método iconológico de Erwin Panofsky, procuraremos vestígios nas ilustrações de uma possível existência de uma funcionabilidade na utilização das imagens na Bíblia de sensibilidade social e afeto religioso, tendo em vista que, se trata de uma grande obra, com aproximadamente, 1600 ilustrações em moldes de xilogravuras. A justificativa para essa pesquisa é a necessidade de conhecer melhor as linguagens visuais evangélicas usadas em tempos passados, inclusive dentro dessa denominação que pertence ao Brasil, no Protestantismo de Missão, no caso dessa pesquisa, a Igreja Metodista. Para tanto, buscaremos conhecer brevemente, um pouco da história que envolvem a produção desta Bíblia, tanto de seus criadores, quanto dos antecessores metodistas e protestantes, na utilização de linguagem visual em seus cultos, ritos e meios de comunicação sociais.

     

  • Palavras-chave
  • linguagem visual, ErwinPanofsky, afeto religioso, sensibilidade social. metodismo.
  • Área Temática
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
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