O ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

  • Autor
  • Diego José Maria de Melo
  • Co-autores
  • Mauro Rocha Baptista
  • Resumo
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    A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da resolução Nº 2, de 22 de dezembro de 2017 do Conselho Nacional da Educação trouxe inúmeras mudanças para o cenário educacional nacional. Ela representou a concretização de uma nova organização para educação brasileira cumprindo aquilo que estava previsto pela Constituição Federal de 1988, cujas determinações estabelecem a educação como um direito de todos e um dever do Estado, visando o desenvolvimento humano em todas as dimensões. Assim todo o processo de abertura permitiu que estados e municípios construíssem seus próprios currículos observando as determinações da BNCC. Como exemplo deste movimento podemos citar o estado de Minas Gerias que em 2018 instituiu o Currículo de Referência (CRMG) contendo as habilidades e conhecimentos a serem desenvolvidas em todo o território mineiro no âmbito da educação básica. O que inclui o componente curricular de Ensino Religioso ramo disciplinar que busca propiciar ao indivíduo conhecimentos religiosos e culturais provenientes de diferentes vivências. Dessa Forma como parte do Projeto de Pesquisa “O Ensino Religioso na política pública do estado de Minas Gerais a partir do Currículo de Referência de 2018” Financiado pelo Programa de Apoio a Pesquisa (PAPq) da Universidade do Estado de Minas Gerais - (UEMG) este trabalho tem o objetivo de propor uma reflexão a respeito das determinações do currículo de referência para o Ensino Religioso partindo da análise da resolução 437 que institui e orienta a implementação do currículo nas escolas estaduais assim como do parecer 937 que manifesta a respeito da estrutura a ser trabalhada no processo. A inclusão no GT se justifica ao observamos a implicação desses documentos na prática escolar cotidiana o que demanda estudos contínuos em busca de resultados que propiciem melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e assim atuar na construção de indivíduos prontos para a transformação social por meio do exercício do pensamento crítico e da autonomia.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo Referência, Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular.
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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