Tempo e Memória nas Confissões de Santo Agostinho de Hipona

  • Autor
  • Ana Paula Ferreira Gomes
  • Co-autores
  • Fabiano Veliq
  • Resumo
  • A obra de Agostinho de Hipona, em toda a sua dimensão, trabalha temas valiosíssimos para a teologia, desde a patrística, nos primeiros séculos do cristianismo, até os dias atuais, considerando sua influência sobre a filosofia ocidental. Sendo assim, o presente trabalho, em uma tentativa de sondar parte de sua literatura, busca, como objetivo principal, explorar os conceitos de tempo e memória e sua relação, aos quais a obra Confissões reserva alguns livros, bem como compreender as implicações desses conceitos para as ideias de Amor, Vida Feliz e Eternidade.

    Iniciando suas ponderações sobre o tempo, Agostinho trata das ideias de criação e criador. O tempo, enquanto criação, submete-se ao criador, e não poderia existir até ser, enfim, criado. Desse modo, o agir de Deus, o criador, não se define pelas mesmas contingências do agir humano: suas obras não podem ser contidas pelo tempo ou pelo espaço. 

    O tema do tempo se articula à questão da memória quando a tratamos enquanto habilidade da mente humana. A memória, segundo Agostinho, é capaz de duplicar a imagem dos objetos que captam a atenção dos sentidos, de forma que, mesmo não tendo o objeto em mãos, podemos nos lembrar dele. Com o armazenamento de imagens dos objetos e acontecimentos passados, a mente também se mostra capaz de criar ideias e expectativas para o futuro, por meio da recombinação das imagens guardadas. 

    O estudo desses temas abre espaço para a investigação do conceito de Vida Feliz, bem como da origem da alma humana e a possibilidade de memórias que guardamos desse período, ponderações essas importantes ao debate da filosofia através dos séculos.

  • Palavras-chave
  • Memória; Tempo; Teologia; Vida Feliz.
  • Área Temática
  • GT 7: Filosofia da Religião
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
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  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
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  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
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  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
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