O DIÁLOGO COM O NORTE E O SUL DO MUNDO: DOM HELDER CAMARA AO ENCONTRO DAS JUVENTUDES (1967-1969)

  • Autor
  • João Victor de Oliveira Estevam
  • Co-autores
  • José Romélio Rodrigues dos Santos Júnior
  • Resumo
  • Buscando desenvolver uma narrativa acerca do personagem Dom Helder Camara (1964-1985), recolhemos o máximo de informações, documentos e obras bibliográficas sobre este religioso. Quanto ao objetivo da pesquisa, buscamos analisar e destacar elementos que apontam as ideias do arcebispo de Olinda e Recife acerca da relevância dos jovens para combater as injustiças sociais, contextualizados pela segunda metade do século XX, período da Ditadura Militar no Brasil, Guerra Fria no mundo e a Revolução da juventude em vários países, na década de 1960. Diante dessas circunstâncias, Helder viaja a diversos países realizando conferências/palestras em vários continentes, tratando sobre a cultura de paz, direito dos jovens e seus deveres enquanto cidadãos, a desigualdade mundial etc. Assim, analisamos os discursos realizados por ele nos Estados Unidos (1967), Berlim (1968) e Inglaterra (1969), em direção aos jovens do mundo. Nossa pesquisa procurou indagar-se e responder: Qual objetivo das viagens do Arcebispo? Qual sua mensagem? Suas denúncias, nas muitas universidades, afetaram o momento em que o Brasil se encontrava? O que pensava acerca dos jovens? Sendo o pós-guerra um tempo bastante conflituoso – disputa política, econômica e militar – analisar uma figura como Helder Camara é significativo, ciente do seu envolvimento, de forma nacional e internacional, na luta contra a miséria, atingindo vários públicos. Em suma, pontuamos a contribuição deste trabalho para o campo da História e da Ciência da Religião, pois lidamos com questões que envolvem a religiosidade, a política, a economia e a juventude do período estudado.

  • Palavras-chave
  • Catolicismo, Juventudes, Diretos Humanos, Justiça social
  • Área Temática
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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