ÉTICA DA ALTERIDADE E ACOLHIMENTO LEVINASIANO COMO CUIDADO EM DIREÇÃO AO OUTRO

  • Autor
  • Simone Maria Zanotto
  • Resumo
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    A presente pesquisa tem como objetivo analisar os conceitos de “Ética da alteridade” e de “Acolhimento” a partir da filosofia de Emmanuel Lévinas, como cuidado em direção ao Outro, o qual pode ser apresentado na figura dos vulneráveis da sociedade contemporânea. O interesse dessa investigação justificasse das inquirições de observações fatuais as quais apontam um espírito desagregador presente em diversas esferas da sociedade deslocando a humanização e a compaixão do ser humano em relações egóicas e totalitárias. O problema proposto verifica de que maneira é possível pensar a filosofia levinasiana, enquanto uma dimensão de cuidado com os mais frágeis na luta e na superação das violências, das perseguições, das exclusões e das injustiças de nossos tempos? A metodologia utilizada neste estudo permeou fontes de revisão e de reflexão bibliográfica, sobretudo os textos clássicos de Emmanuel Lévinas a respeito da temática abordada. Com base no exposto, essa comunicação no GT 12 - Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais traz como resultado o fomento do debate sobre o tema em questão, em relação ao apontamento do cuidado como prática não só da religião, mas de outros setores da esfera pública no agir do mundo pela garantia da paz e dos Direitos Humanos.

     

  • Palavras-chave
  • Religião. Ética da alteridade. Acolhimento. Cuidado.
  • Área Temática
  • GT 7: Filosofia da Religião
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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