UM BARCO PARA TODOS: A ABRANGÊNCIA DA PRÁTICA DE BHAKTI-YOGA NA BHAGAVAD-GITA

  • Autor
  • Caio Cézar Busani
  • Resumo
  •  

    UM BARCO PARA TODOS: A ABRANGÊNCIA DA PRÁTICA DE BHAKTI-YOGA NA BHAGAVAD-GITA

     

    Caio Cézar Busani

    Mestrando em Ciência da Religião

    UFJF

     

    A Bhagavad-Gita, que pode ser traduzida como a Canção do Senhor, é um trecho de um dos mais extensos épicos da humanidade, o Maha Bharata, que possui cerca de 100.000 versos (Dharma, 2016). Ela consiste no diálogo entre o príncipe-guerreiro Arjuna e seu amigo e primo Krishna (um avatara, encarnação na Terra do Deus Vishnu) momentos antes da batalha de Kurukshetra, onde Arjuna e seus irmãos, os Pandavas, guerreiam pelo trono da Índia contra seus primos malignos, os Kauravas. O diálogo acontece, pois, o príncipe se vê confuso pouco antes da grande guerra, sem saber se o que está fazendo é correto ou não. Aqui, irei usar como fonte a versão da Gita traduzida e comentada por Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador do popularmente conhecido Movimento Hare Krishna. Focarei a análise no capitulo 12, intitulado “Bhakti-Yoga”, traduzido como “Serviço Devocional”. Este capítulo é conhecido por ter como tema principal a questão da fé e da devoção em relação ao divino (Krshna). Logo, Bhakti-yoga pode ser entendi como o caminho de (re)conexão a Deus, através do amor. Demonstro que para Prabhupada (e toda a linhagem que ele representa), esse amor não se estabelece simplesmente através de um sentimento, mas sim através de práticas performáticas, que visam expressar e refinar os sentimentos relacionais (rasa) com Krshna (Loundo, 2021). Deste modo, o serviço devocional é um processo, um método de se aproximar de Deus, a partir de um sentimento amoroso que é criado, mantido e desenvolvido ao se relacionar com Ele, seguindo as regras e regulações dos mestres desta tradição. Tais regras e regulações são específicas, porem o processo se dá de maneira abrangente e acolhedora, respeitando o tempo e a capacidade de cada praticante. Mostro, segundo alguns versos do capítulo 12, como o processo de bhakti busca integrar todos aqueles que querem fazer parte dele, mesmo com determinadas limitações individuais.

     

    Palavras-chave: bhakti-yoga, hare krishna, devoção, rasa, vedanta

  • Palavras-chave
  • bhakti-yoga, hare krishna, devoção, rasa, vedanta
  • Área Temática
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica