Pressupostos da Filosofia Madhyamaka e os desafios do seu estudo na realidade brasileira contemporêa

  • Autor
  • Luciana Fernandes Marques
  • Resumo
  • O silenciamento sobre as filosofias asiáticas no meio acadêmico é evidente para quem se interessa por esses temas. Ele se faz sentir desde a sua ausência nos currículos até a inexistência de prateleiras em bibliotecas universitárias destinadas aos temas. Entretanto, a população brasileira está repleta de “orientalismos” seja nas práticas integrativas e complementares do SUS, nas religiosidades asiáticas de imigração ou de conversão ou nos livros de auto-ajuda. Junte-se a isso o argumento de valorização de culturas locais marginalizadas como as indígenas e quilombolas que carregam ancestralidade e saberes tradicionais, a pergunta sempre é “por que importar conhecimento se aqui temos o nosso?”. A tradição filosófica indiana conhecida como Filosofia do Caminho do Meio ou Madhyamaka é uma filosofia dialética de base lógica e racional que remonta séc II dC e questiona barreiras construídas em torno de conceitos que definem a realidade. Esta é uma pesquisa documental que visa localizar os principais pressupostos da filosofia Mahdyamaka e os desafios do seu estudo na realidade contemporêa brasileira bem como localizar qual o interesse nessa filosofia pelo público nacional; também visa fomentar a transcendência dos limites ocidental/oriental, os limites étnico-raciais e temporais que aparentemente nos separam dessa tradição.

  • Palavras-chave
  • Filosofia Budista, Caminho do Meio, Madhyamaka
  • Área Temática
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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