O ENSINO RELIGIOSO DESENVOLVIDO PELO ESTADO DE MINAS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DURANTE O ENSINO REMOTO

  • Autor
  • Goretti Marciel Pereira Goulart
  • Co-autores
  • Luís Fernando Oliveira do Nascimento
  • Resumo
  • O presente trabalho busca apresentar os resultados alcançados através do projeto de pesquisa: “O Ensino Religioso nos Planos de Estudos Tutorados dos anos finais do Ensino Fundamental”, realizado com apoio do PAPq/UEMG. Os PETs foram apresentados como primeiro material oficial produzido no estado de Minas Gerais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP). O objetivo foi analisar o conteúdo presente e os silenciamentos dos PETs apresentado pela SEE/MG. Os primeiros resultados permitem considerar que houve uma amenização do teor não confessional da BNCC em nome de uma postura mais guiada pela posição interconfessional, ou ecumênica, historicamente defendida no estado de Minas desde a década de 1970. Esta posição fica também caracterizada quantitativamente pela maior presença de referências ao cristianismo quando comparada a outras tradições. Uma vez que, a BNCC como base para adaptação do currículo de referência dos estados reforça sua vinculação do ensino religioso ao modelo da ciência da religião (BRASIL, 2018, p. 435). Por sua vez, não sendo entendida como uma disciplina centrada em uma religião ou das religiões, mas proporcionam o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, de acordo com os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) proposto pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. (FONAPER 2009, p. 5). Por conseguinte, a escola é apresentada como o espaço propício para a formação do cidadão para este tipo de convívio respeitoso com a pluralidade. Como metodologia, a princípio foi desenvolvida a comparação das inclusões e exclusões feitas no texto do CRMG em relação a BNCC. Em seguida foi produzido um levantamento das habilidades da BNCC e do CRMG contempladas e negligenciadas ao longo do ano de 2020. A última etapa do projeto envolveu o desenvolvimento de tabelas com as tradições apresentadas nos PETs e a quantificação de cada aparição para posterior análise dos dados que serão apresentados neste congresso. 

  • Palavras-chave
  • Ensino Religioso, Ciência da Religião. REANP. BNCC. CRMG
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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