A PESSOA COMO FUNDAMENTO DA RELIGIÃO EM MAX SCHELER

  • Autor
  • Luiza Bello
  • Resumo
  •  

    Esta comunicação alicerça-se em uma pesquisa em andamento que pretende relacionar o personalismo ético, desenvolvido por Max Scheler em sua obra Formalismus in der Ethik und die materiale Wertethik (1912) e a possibilidade de renovação da religião na obra Probleme der Religion (1921). A fundamentação fenomenológica conferida por Scheler à pessoa oferece duas vias de reflexão. A primeira delas permite compreender a pessoa enquanto um valor do Sagrado (Wert des Heiligen), constituindo-se em um conteúdo estático independente das contingências dinâmicas do acontecer histórico, especialmente dos conflitos e das guerras pelos quais as vivências humanas perpassam. Ou seja, a pessoa - enquanto resíduo absoluto e eterno - resiste ao que há de violento no mundo. A segunda, por sua vez, refere-se à possibilidade da primeira via ter o condão de fundar uma renovação da religião no sentido da universalização e do compromisso com o que há de eterno no fenômeno humano, isto é, com a pessoa enquanto conteúdo valorativo. 

    Os valores do Sagrado são incapazes de limitação, divisão e redução em seu próprio ser. Ora, se é a pessoa um valor desta natureza, eterno e universal, a intuição do ser pessoal do outro abre-se como possibilidade de apelo ao divino e comum nas experiências coletivas. Intuir o outro ser pessoal corresponde a uma vivência valorativa do Sagrado. Assim, a pessoa abre-se para as dimensões do divino, como o Incondicionado, o Infinito, a Finalidade última, a Fonte da ordem, a Origem da harmonia e o Sentido da vida. Tais dimensões confluem para Deus, transcendendo as dimensões meramente individuais, sensíveis e psicofísicas das concretudes vivenciais. Trata-se da possibilidade pessoal de ascender ao universal, eterno e absoluto. Nesse sentido, Scheler apresenta uma possibilidade de renovação da religião, compreendendo-a como um compromisso universal com a pessoa.

    O desenvolvimento da pesquisa se dá na forma de investigação filosófica em que se define um objeto identificável, o personalismo ético de Scheler e a possibilidade de renovação da religião, com o intuito de situar a pessoa como valor do Sagrado, oferecendo um olhar fenomenológico possível acerca da religião. 

     

  • Palavras-chave
  • pessoa, valor, sagrado, religião, violência.
  • Área Temática
  • GT 14: Religião e violência
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica