Música como elemento de inculturação: aproximações com o imaginário cristão pela Igreja Messiânica Mundial no Brasil

  • Autor
  • Breno Corrêa Magalhães
  • Co-autores
  • Fabiano Muniz Lima
  • Resumo
  • A transplantação da Igreja Messiânica Mundial, uma Nova Religião Japonesa, do Japão para o Brasil foi objeto de pesquisas que evidenciaram mudanças na liturgia de culto (ANJOS, 2012) e em aspecto arquitetônicos  da construção do Solo Sagrado (RIBEIRO, 2009), categoria nativa que denomina o espaço, sagrado para os messiânicos, que representaria o protótipo de construção do Paraíso na Terra. O Solo Sagrado edificado em São Paulo, às margens da represa de Guarapiranga, possui características próprias quando comparado aos originais idealizados pelo fundador, Mokichi Okada. Este processo de mudanças pelo qual a IMM passou ao ser inserida em um novo contexto social é verificado também nas músicas utilizadas nos rituais. Temos como hipótese que este foi um importante meio de inculturação da fé messiânica no Brasil o que procuramos demonstrar neste artigo. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre as já mencionadas pesquisas sobre a transplantação da IMM, realizamos uma análise musical dos salmos do fundador. Para tanto, comparamos os poemas no estilo haiku - composições tradicionais de três versos com regularidade de 5, 7 e 5 sílabas métricas cada - que são entoados diariamente nos cultos da igreja no Japão com dois hinos que compõem os cultos mensais de agradecimento no Brasil: Hino da Luz Divina e Salmo Plano Divino. Desta forma buscamos evidenciar que não apenas as letras, mas, sobretudo, as músicas, ganharam acordes e arranjos que as aproximaram do estilo cristão dos hinos de congregação.

  • Palavras-chave
  • Igreja Messiânica Mundial, Inculturação da fé, música
  • Área Temática
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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