Esta comunicação é resultado da minha dissertação de mestrado, que buscou compreender entre outros aspectos um conservadorismo religioso a partir da Segunda Igreja Batista em Campos dos Goytacazes e seu grupo jovem, o Face a Face Movement. Para tanto, analisa-se a 5ª edição da conferência anual destinada ao público jovem desta denominação, intitulada “Essência”, onde realizei observações participantes e entrevistas semiestruturadas a três jovens em sua formação missionária, no intuito de entender seus afetamentos em relação às teologias conservadoras observadas durante toda a conferência. Entendendo as teologias como formações substantivas de interpretações e experiências com o sagrado, é observado durante o evento a produção de narrativas teológicas em uma latente guerra espiritual em curso no mundo, que faz uso de diversos ritos pentecostais, no que chamamos conceitualmente de batistismo hibridizado. Na esteira do movimento jovem evangélico norteamericano The Send, este grupo jovem observado reproduz tanto a estética, quanto sua liturgia conservadora através da negação e combate ao que se denomina “ideologia de gênero”, “esquerdização” e “pautas falsamente progressistas”, que segundo os pastores que lideram o grupo jovem e que participaram da conferência, estão vinculadas ao “mundo secular”. Na tentativa de emular uma guerra cultural que se reproduz no imanente e no transcendente, a conferência conclama os jovens a resistir a esta secularidade diversa afirmando ideologias e teologias conservadoras. A escolha do objeto justifica-se pois o grupo jovem possui uma grande adesão das juventudes do Norte-Fluminense, dentre os quais, após convertidos, alguns tornam-se missionários evangélicos no Brasil e em outras partes do mundo. No entanto, como breves apontamentos finais indicam, apesar deste apelo conservador, nem todos os jovens entrevistados se sentem representados por este panorama teológico, reforçando uma pluralização de experiências religiosas de modo independente das lideranças pastorais, ocasionando conflitos internos. Deste modo, a comunicação proposta se constitui como uma importante contribuição, pois demonstra empiricamente a complexidade que como efeito da bricolagem entre política e religião, produz teologias conservadoras diversas alinhadas a ideologias políticas de direita, buscando reforçar uma cosmovisão cristã que almeja um retorno à “essência”, uma era escatológica mítica cuja polidez e retidão moral eram exemplares às juventudes.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica