HISAMATSU E A ESCOLA DE KYOTO: UMA BREVE INTRODUÇÃO

  • Autor
  • Fábio Roberto G O Medeiros, Doutorando em Psicologia – UFJF, Mestre em Ciências da Religião – UFJF e Especialista em Psicologia Analítica – FACIS
  • Resumo
  •  

    O nome Escola de Kyoto apareceu pela primeira vez impresso em um artigo de jornal no ano de 1932 de Tosaka Jun intitulado Philosophy of the Kyoto School. Dentre os filósofos vinculados à Escola de Kyoto o professor Shin’ichi Hisamatsu - ?? ?? (1870-1945), discípulo do professor Kitar? Nishida e do professor Masao Abe, destaca-se em preencher as lacunas entre os estudos da filosofia e da religião. Juntamente com vários de seus alunos na University Kyoto o professor Hisamatsu fundou a Gakud? D?j?  ????, o objetivo do grupo de estudos era referente ao auto despertar de toda a humanidade, que em 1944 obteve um reconhecimento nas atividades filosóficas a nível internacional e como resultado o grupo foi renomeado para Sociedade FAS. Shin’ichi Hisamatsu tornou-se conhecido, principalmente, no Ocidente como um mestre Zen que criticou o próprio Zen budismo e ao longo de sua vida dedicou-se a viver a “verdade absoluta” – aquilo que se chamava vida religiosa. Para a apresentação deste trabalho a metodologia usada será a pesquisa qualitativa documental sobre vida e obra do professor Hisamatsu com o objetivo de apresentar sua contribuição para o pensamento filosófico e religioso do “Ocidente” justificando a relevância para os estudos no grupo temático de Tradições e religiões asiáticas. Além disso, buscar incentivar mais estudos sobre os pensadores da Escola de Kyoto.

     

  • Palavras-chave
  • Hisamatsu, Escola de Kyoto, Zen budismo;
  • Área Temática
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica