Pressupostos, salvo engano, das "Teologias de Libertação"

  • Autor
  • Resumo
  • A crítica, enquanto tentativa teórica de primarizar o objeto e a partir dele desenhar um método que tenha os traços das suas contradições, parece ter sido abandonada nas leituras feitas das Teologias de Libertação. Essa nova forma teológica que prioriza a práxis de libertação enquanto fundamento educativo da produção teológica muitas vezes permanece como uma aporia social. Quando tenta-se explicitar os contornos das novidades que criou, sem abraçar as suas próprias formas e contradições sociais imanentes, não se consegue apreender o movimento do objeto, mas uma imagem estática, incompleta. O atual trabalho pretender apreender, dando primazia ao objeto, o lastro que as Teologias de Libertação fundaram nas construções e contextos políticos dos seus períodos, e para isso iremos adentrar na leitura das primeiras obras de três autores de tradições diferentes das Teologias de Libertação: James H. Cone, em Black Theology and Black Power (1969); Rubem Alves, Towards a Liberation Theology (1968); Hugo Assmann, Teología desde la praxís de la liberación (1973). Nessas obras iremos debater o que elas dialogam internamente, e o que elas apresentam de um conteúdo social que lhes era comum. Trata-se, sobretudo, de buscar nas Teologias da Libertação a marcas de um social que já não existe no novo tempo do mundo. 

  • Palavras-chave
  • Teologia de Libertação; Luta popular; Novo tempo do mundo; Crítica imanente
  • Área Temática
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica