Propomos mostrar como o componente curricular Ensino Religioso pode contribuir para a formação de uma sociedade menos violenta, mais igualitária e antirracista. A presente pesquisa tem o escopo de identificar as manifestações cotidianas de intolerâncias nas escolas e como enfrentá-las. Inicialmente será utilizada a Legislação, partindo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9.394/1996, que preconiza o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. No entanto, esta lei deixou a lacuna de promover a valorização histórico-cultural e religiosa sem proselitismo, havendo necessidade de alterá-la pelas Leis 9.475/1997 e 10.639/2003 e, posteriormente, esta última, modificada pela Lei 11.645/2008. Estas foram elaboradas com viés de incluir obrigatoriamente o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. A diversidade cultural e pluralismo religioso dentro do ambiente escolar, gera uma tensão constante entre os alunos da educação básica, aumentando a violência e distanciando-os de uma boa formação cidadã. O problema maximiza com a falta de especialização e/ou capacitação dos professores e professoras na área de ciências da religião para mediar estes conflitos, ocasionando o principal entrave para aplicação efetiva das leis retromencionadas. Quanto a metodologia, será baseada em pesquisas bibliográficas em artigos publicados em periódicos científicos, dissertações, teses e obras nas áreas de teologia e pedagogia. Justifica-se que o Ensino Religioso é relevante para trabalhar valores e respeito às diferenças histórico-culturais e religiosas. Dessa forma, a pesquisa propõe elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam auxiliar professores e professoras a ministrarem suas aulas através de ensino lúdico e interdisciplinares, contendo histórias em quadrinhos (HQ), culinária, arte, poesia, ciência, religião e jogos digitais. Destarte, almejamos contribuir com o GT 6 (Ensino Religioso: diversidade e humanização), mostrando que o Ensino Religioso, o(a) professor(a) e a escola, terão uma grande relevância em reconhecer a diversidade e pluralismo como construção histórica, social, religiosa e política das diferenças, com enfoque na valorização humana e, consequentemente, no combate ao racismo e quaisquer outros tipos de intolerância.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica