ENSINO RELIGIOSO: RELEVANTE COMPONENTE CURRICULAR PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA ÉTNICO-RACIAL E RELIGIOSA NAS ESCOLAS

  • Autor
  • Cléa Luíza Rosa Dias
  • Co-autores
  • Heli Santos Santana
  • Resumo
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    Propomos mostrar como o componente curricular Ensino Religioso pode contribuir para a formação de uma sociedade menos violenta, mais igualitária e antirracista. A presente pesquisa tem o escopo de identificar as manifestações cotidianas de intolerâncias nas escolas e como enfrentá-las. Inicialmente será utilizada a Legislação, partindo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9.394/1996, que preconiza o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. No entanto, esta lei deixou a lacuna de promover a valorização histórico-cultural e religiosa sem proselitismo, havendo necessidade de alterá-la pelas Leis 9.475/1997 e 10.639/2003 e, posteriormente, esta última, modificada pela Lei 11.645/2008. Estas foram elaboradas com viés de incluir obrigatoriamente o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. A diversidade cultural e pluralismo religioso dentro do ambiente escolar, gera uma tensão constante entre os alunos da educação básica, aumentando a violência e distanciando-os de uma boa formação cidadã. O problema maximiza com a falta de especialização e/ou capacitação dos professores e professoras na área de ciências da religião para mediar estes conflitos, ocasionando o principal entrave para aplicação efetiva das leis retromencionadas. Quanto a metodologia, será baseada em pesquisas bibliográficas em artigos publicados em periódicos científicos, dissertações, teses e obras nas áreas de teologia e pedagogia. Justifica-se que o Ensino Religioso é relevante para trabalhar valores e respeito às diferenças histórico-culturais e religiosas. Dessa forma, a pesquisa propõe elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam auxiliar professores e professoras a ministrarem suas aulas através de ensino lúdico e interdisciplinares, contendo histórias em quadrinhos (HQ), culinária, arte, poesia, ciência, religião e jogos digitais. Destarte, almejamos contribuir com o GT 6 (Ensino Religioso: diversidade e humanização), mostrando que o Ensino Religioso, o(a) professor(a) e a escola, terão uma grande relevância em reconhecer a diversidade e pluralismo como construção histórica, social, religiosa e política das diferenças, com enfoque na valorização humana e, consequentemente, no combate ao racismo e quaisquer outros tipos de intolerância.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Religioso. Legislação. Violência. Intolerância.
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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