O COTIDIANO ESCOLAR MARCADO PELA PRESENÇA DA RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

  • Autor
  • Resumo
  • A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a presença de manifestações religiosas em escolas públicas, contando para isto com os posicionamentos e a prática dos sujeitos que atuam neste espaço. O problema levantado se centra na naturalização de elementos religiosos no cotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro,  percebendo-se a tendência de privilegiar os segmentos hegemônicos e marginalizar os minoritários, contrariando assim os princípios de liberdade religiosa e de laicidade do Estado. 

    Para compreensão de como a religiosidade, principalmente derivada de religiões cristãs, acaba sendo transmitida, inculcada e naturalizada na escola pública foi necessário buscar o aporte teórico-metodológicos indicados pelo conceito de cultura escolar com Julia (2001) e Viñao Frago (2000, 2008)

    Considera-se que uma abordagem crítica é pertinente nesta discussão, a fim de identificar os interesses de grupos e indivíduos ao se inserir a questão religiosa na escola pública da educação básica. Neste sentido, as pesquisas de Cury (2007), Cunha (2007), Fischmann (2008) podem ser citadas como exemplos que problematizam e expõem a forma como tais políticas se formulam e como é importante o olhar crítico sobre a temática.

    A pesquisa qualitativa se propôs observar duas escolas da rede Estadual de ensino: uma localizada no município do Rio de Janeiro e uma no município de Niterói. Estas  observações evidenciaram as contradições e polêmicas acerca de um tema que está longe de se ter um consenso e torna a educação pública o espaço que tem sido apropriado ou negado pela religião.

    Esta pesquisa utilizou como mecanismo de pesquisa a observação direta nas escolas e entrevistas semiestruturadas. O objetivo foi apresentar como a relação escola pública laica e o respeito às expressões religiosas se configuram na prática no ambiente escolar. Com a análise destas duas escolas públicas da rede estadual pode-se perceber que a religião é naturalizada pelos sujeitos de forma a privilegiar vertentes do cristianismo em detrimento de outras formas de crer e não crer.

  • Palavras-chave
  • laicidade do Estado; religião; escola pública; cotidiano escolar.
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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