A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a presença de manifestações religiosas em escolas públicas, contando para isto com os posicionamentos e a prática dos sujeitos que atuam neste espaço. O problema levantado se centra na naturalização de elementos religiosos no cotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro, percebendo-se a tendência de privilegiar os segmentos hegemônicos e marginalizar os minoritários, contrariando assim os princípios de liberdade religiosa e de laicidade do Estado.
Para compreensão de como a religiosidade, principalmente derivada de religiões cristãs, acaba sendo transmitida, inculcada e naturalizada na escola pública foi necessário buscar o aporte teórico-metodológicos indicados pelo conceito de cultura escolar com Julia (2001) e Viñao Frago (2000, 2008)
Considera-se que uma abordagem crítica é pertinente nesta discussão, a fim de identificar os interesses de grupos e indivíduos ao se inserir a questão religiosa na escola pública da educação básica. Neste sentido, as pesquisas de Cury (2007), Cunha (2007), Fischmann (2008) podem ser citadas como exemplos que problematizam e expõem a forma como tais políticas se formulam e como é importante o olhar crítico sobre a temática.
A pesquisa qualitativa se propôs observar duas escolas da rede Estadual de ensino: uma localizada no município do Rio de Janeiro e uma no município de Niterói. Estas observações evidenciaram as contradições e polêmicas acerca de um tema que está longe de se ter um consenso e torna a educação pública o espaço que tem sido apropriado ou negado pela religião.
Esta pesquisa utilizou como mecanismo de pesquisa a observação direta nas escolas e entrevistas semiestruturadas. O objetivo foi apresentar como a relação escola pública laica e o respeito às expressões religiosas se configuram na prática no ambiente escolar. Com a análise destas duas escolas públicas da rede estadual pode-se perceber que a religião é naturalizada pelos sujeitos de forma a privilegiar vertentes do cristianismo em detrimento de outras formas de crer e não crer.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica