A tradução de um édito de Asoka: oficiais neocoloniais e a fundação do campo dos Estudos Budistas

  • Autor
  • Loyane Aline Pessato Ferreira
  • Resumo
  • Uma etapa importante dos estudos budistas ocorreu durante e por conta do período neocolonial. Teve como participantes oficiais da Companhia das Índias Britânicas. James Prinsep, George Turnour e Brian Hodgson, na Índia, Sri Lanka e Nepal, respectivamente, que se comunicaram por cartas e por artigos publicados na revista da Sociedade Asiática de Bengala. Tratavam dos escritos de um monumento na Índia, que viria a ser o primeiro pilar de Asoka lido e decifrado após séculos de esquecimento. Essa comunicação apresentará como suas descobertas se somaram para desvendar os escritos de um pilar do século II a.C. A metodologia é estudo bibliográfico e a análise de textos dos oficiais supracitados. A justificativa é pela importância que esta descoberta adquiriu na história dos Estudos Budistas. O objetivo geral é demonstrar o processo de construção desta descoberta e o objetivo específico é verificar se e como o contexto colonial impactou nas interpretações sobre o pilar. Espera-se que haja impactos, pelo fato de as descobertas ocorrerem no contexto colonial, feitas pelas mãos de oficiais, mas também pelo processo de análise dos materiais e interpretações. O trabalho contribuirá com um olhar sobre a História dos Estudos Budistas estabelecidos pelos europeus, demonstrando o sentido dos impactos de visões eurocêntricas.

  • Palavras-chave
  • Estudos Budistas - Colonialismo - Asoka
  • Área Temática
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
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  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
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  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
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  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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