A fabricação do corpo e a incidência no psiquismo: os processos de subjetivação a partir da ayahuasca, entre psicanálise e antropologia

  • Autor
  • Marina Batista de Souza
  • Resumo
  •  

    A ayahuasca é uma bebida de origem indígena que tornou-se conhecida a partir da segunda metade do século XX, pelo uso não-indígena realizado por três grupos religiosos distintos: Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha.  Luna (2002) propõe: “Sob certas condições algumas plantas ou ‘vegetais’ possuidoras de sábios espíritos, teriam a faculdade de “ensinar” às pessoas que os procuram. (LUNA 2002, p. 181). Portanto, no contexto em que é utilizada é considerada uma planta mestra. Esse trabalho é parte da pesquisa que desenvolvo no mestrado em Psicologia, a pesquisa busca compreender os processos de transformação pessoal através do uso da ayahuasca. A psicanálise compreende o processo de constituição do psiquismo, a partir da ideia da atividade psíquica a partir do conceito de pulsão, mostrando a importância do corpo no âmbito psicanalítico e sua incidência no psiquismo. Corpo será nosso ponto de partida, no sentido que, no perspectivismo “o corpo humano não mais ocupa um lugar único e estável no esquema do cosmos, já que sua forma é inteiramente relativa à perspectiva de um testemunho” (TAYLOR; VIVEIROS DE CASTRO, 2006, p.01). Portanto, o corpo é um instrumento de subjetivação privilegiado, também ativo na experiência ayahuasqueira.

     

  • Palavras-chave
  • Ayahuasca, Psicanálise, Subjetivação, Perspectivismo Ameríndio
  • Área Temática
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
Voltar
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

Comissão Organizadora

V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins

Comissão Científica