RELÍQUIAS E IMAGENS NO BUDISMO DE GANDHARA

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    Após a morte do Buddha Sakyamuni – mais especificamente, seu parinirva?a, a passagem para a cessação definitiva dos sofrimentos – as relíquias (sarira) resultantes de sua cremação foram divididas em oito partes que foram distribuídas entre membros de diferentes clãs que as armazenaram em monumentos funerários construídos para este fim, chamados estupas. O culto às relíquias de Buddha presentes em estupas era muito importante para o Budismo Inicial – e o é até hoje de diferentes maneiras. Na região de Gandhara (antigo noroeste da Índia, atualmente partes do Paquistão e do Afeganistão) é possível que o culto a relíquias tenha incentivado o culto a imagens, ou vice-versa. Através da investigação bibliográfica de produções de Gregory Schopen, Juhyung Rhi e Johannes Bronkhorst, buscamos compreender o processo do surgimento do culto às relíquias e sua relação com imagens na cultura visual e material budista, área de pesquisa ainda incipiente no Brasil, e com isso buscamos contribuir com os estudos da cultura visual e material budista.

  • Palavras-chave
  • Budismo, Gandhara (Paquistão / Afeganistão), Cultura Visual Religiosa.
  • Área Temática
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
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