A mística secular em Etty Hillesum

  • Autor
  • Lucas Cordeiro Santos
  • Resumo
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    A presente comunicação objetiva apresentar à comunidade científica a espiritualidade de Etty Hillesum, uma jovem judia que sofreu as mazelas da perseguição nazista e foi vítima desta. Enquanto Amsterdã era assolada por bombardeios nos anos 1940 e 1943, a jovem Etty Hillesum vivia uma profunda experiência espiritual a partir da relação com seu psicólogo, Julius Spier, e da escrita em diários. A relação de Julius Spier e Etty Hillesum se caracterizou pelo binômio mestre e discípulo, no qual Etty Hillesum sentia-se orientada espiritualmente por Spier.  A partir da revisão bibliográfica dos diários escritos por Hillesum busca-se por meio desta comunicação entender a gestação de uma mística secular, sem vínculos religiosos institucionais. Além disso, analisa-se, também, como Etty Hillesum passou de uma jovem de postura inconsistente, para a afirmação de uma personalidade integrada e dedicada a ajudar judeus no campo de concentração na busca pela sua própria vida interior. Por meio desta análise, intenta-se conceituar e entender a experiência religiosa não institucionalizada que acomete a sociedade contemporânea e quais são suas reais imbricações. Tal proposta parece coadunar intimamente com a discussão proposta no GT Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades, pois estuda uma experiência espiritual atual e pungente, bem como, aborda a experiência mística forjada na cruel situação de supressão dos direitos individuais e permanência em campos de concentração.

     

  • Palavras-chave
  • Mística secular. Espiritualidade. Escrita de si.
  • Área Temática
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
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  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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