ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO: EM FOCO A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • RUTHMARY FERNANDA DE SOUZA FERNANDES
  • Co-autores
  • SANDRELENA DA SILVA MONTEIRO
  • Resumo
  • Esse trabalho se constrói a partir de uma revisão de literatura fazendo um diálogo entre dois conceitos fundamentais ao pensar a educação e especialmente a formação docente nos dias atuais: a concepção de pessoa humana e o humanescer na docência. Trazer tais conceitos para o campo da formação docente, tanto como conceitos teóricos quanto práticas formativa implica em se pensar a pessoa humana em sua integralidade, considerando sua unidade na multiplicidade constitutiva do ser no mundo. A perspectiva de integralidade humana tem sido preterida frente ao apelo de uma formação docente tecnicista e robotizada para o cumprimento de planos de produtividade e resposta às estatísticas escolares. Nesse contexto o trabalho apresenta como objetivo central tecer uma concepção de formação docente a partir do entrelaçamento dos conceitos de pessoa humana em sua integralidade e do humanescer na docência a partir do diálogo com as terias de Viktor Frankl e Maria Glória Ditrich. Tanto em uma perspectiva teórica quanto em outra, conceber a pessoa humana em sua integralidade implica em conceber não apenas suas dimensões biológicas, psíquica, mas também sua dimensão espiritual, em outras palavras, sua espiritualidade. Aqui espiritualidade é concebida como uma dimensão constitutiva do ser humano que se faz presente em sua vida quer seja em manifestações de práticas religiosas ou não. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para pensar uma formação docente mais humanizada visando a elaboração de práticas docentes atentas ao cuidado necessário com o profissional e aos estudantes de forma geral, evitando que o cotidiano acelerado dos/nos dias atuais atropele a humanidade que há em nós. No que se refere à contribuição aos estudos realizados no GT Contemporaneidade (Pós-Modernidade) e Espiritualidades, intenta-se especialmente trazer em discussão a formação docente, profissional fundamental na construção e uma sociedade mais humana e menos excludente, mas que tem tido sua formação engessada em princípios de produtividade e robotização da pessoa humana.

  • Palavras-chave
  • Espiritualidades. Formação Docente. Pessoa HumanaEsse trabalho se constrói a partir de uma revisão de literatura fazendo um diálogo entre dois conceitos fundamentais ao pensar a educação e especialmente a formação docente nos dias, Humanescer na Docência.
  • Área Temática
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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