Esse trabalho se constrói a partir de uma revisão de literatura fazendo um diálogo entre dois conceitos fundamentais ao pensar a educação e especialmente a formação docente nos dias atuais: a concepção de pessoa humana e o humanescer na docência. Trazer tais conceitos para o campo da formação docente, tanto como conceitos teóricos quanto práticas formativa implica em se pensar a pessoa humana em sua integralidade, considerando sua unidade na multiplicidade constitutiva do ser no mundo. A perspectiva de integralidade humana tem sido preterida frente ao apelo de uma formação docente tecnicista e robotizada para o cumprimento de planos de produtividade e resposta às estatísticas escolares. Nesse contexto o trabalho apresenta como objetivo central tecer uma concepção de formação docente a partir do entrelaçamento dos conceitos de pessoa humana em sua integralidade e do humanescer na docência a partir do diálogo com as terias de Viktor Frankl e Maria Glória Ditrich. Tanto em uma perspectiva teórica quanto em outra, conceber a pessoa humana em sua integralidade implica em conceber não apenas suas dimensões biológicas, psíquica, mas também sua dimensão espiritual, em outras palavras, sua espiritualidade. Aqui espiritualidade é concebida como uma dimensão constitutiva do ser humano que se faz presente em sua vida quer seja em manifestações de práticas religiosas ou não. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para pensar uma formação docente mais humanizada visando a elaboração de práticas docentes atentas ao cuidado necessário com o profissional e aos estudantes de forma geral, evitando que o cotidiano acelerado dos/nos dias atuais atropele a humanidade que há em nós. No que se refere à contribuição aos estudos realizados no GT Contemporaneidade (Pós-Modernidade) e Espiritualidades, intenta-se especialmente trazer em discussão a formação docente, profissional fundamental na construção e uma sociedade mais humana e menos excludente, mas que tem tido sua formação engessada em princípios de produtividade e robotização da pessoa humana.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica