A Democracia no Ensino Religioso perpassa sobre Raça e Gênero

  • Autor
  • Adriana Rocha Ribeiro Araújo
  • Resumo
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    Abordar um ensino laico e dentro de uma abordagem voltada para promoção dos direitos humanos pode parecer fácil em termos gerais, mas as dificuldades e entraves podem ir muito mais além do que apenas falar sobre várias religiões nas aulas de ensino religioso. A BNCC expõe que a “interculturalidade e a ética da alteridade constituem fundamentos teóricos e pedagógicos do ensino religioso”, visando assim “combater a intolerância, a discriminação e exclusão”. Assim, como seria pensar religião no ensino religioso em termos éticos perpassando também por termos estéticos que envolva a ação política do professor da disciplina considerando questões como raça e gênero? Acreditamos que a decoloniar a educação é possibilitar que vozes identitárias apareçam no estudo dos fenômenos religiosos promovendo o que é proposto pela BNCC. Da mesma forma, acreditamos que conduzir um estudo dos fenômenos religiosos nessa perspectiva seja um exercício de democracia visando o reconhecimento e respeito às alteridades. Esta comunicação versará em reflexão sobre essa questão, tendo Paulo Freire, Elisa Rodrigues, Andrei Mussopkf e Aparecida de Jesus Ferreira como suportes teóricos para metodologia em estudo bibliográfico. Compreendemos as dificuldades que possa haver em abordagens de gênero e raça no estudo dos fenômenos religiosos que podem recair sobre a falta de preparo do professor sobre essas questões pela ausência da formação em licenciatura em Ciência da Religião; bem como outras dificuldades advindas do desconhecimento ou do preconceito ou de visões fundamentalistas sobre a questão de gênero tanto do professor quanto da comunidade escolar. Também compreendemos que haja uma redução relacional de raça a religiões de matrizes africanas esquecendo que o negro transita por diversas tradições religiosas levando consigo sua ancestralidade. Esperamos contribuir com reflexão sobre a importância de incluir questões de raça e de gênero nas aulas de ensino religioso.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Religioso; Raça; Gênero; Ética: Estética
  • Área Temática
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
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