MÚSICA COMO RELIGIÃO MATERIAL: A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM E O CASO GOSPEL

  • Autor
  • Waldney de Souza Rodrigues Costa
  • Resumo
  •  

    Geralmente tida como cultura imaterial, a música sempre foi importante no estudo acadêmico das religiões, mas a forma se alterou ao longo da história da disciplina. O objetivo dessa comunicação é, a partir de um comentário à bibliografia disponível, apresentar as principais alterações em direção ao paradigma do estudo das religiões a partir da cultura material e destacar traços gerais do que seria uma abordagem da música como religião material, tomando o caso do fenômeno gospel como exemplo. A literatura parece indicar que, na Ciência da Religião, a abordagem da música acompanhou a evolução da descoberta das fontes de pesquisa. Quando textuais, o foco recaiu sobre as letras das canções como texto, e, quando orais, sobre elementos comumente analisados em entrevistas, como entonações e silêncios. A descoberta das fontes materiais e a tomada do som como elemento material permite destacar aspectos que as abordagens anteriores deixavam a descoberto. No caso gospel, chama a atenção a dinâmica religiosa gerada quando o som passa a circular em diferentes suportes não atrelados às instituições religiosas e as variações especificamente musicais, em termos de compasso, ritmo e harmonia, que acompanharam as transformações religiosas, sobretudo no contexto brasileiro.

  • Palavras-chave
  • Cultura material, Ciência da Religião, Música Gospel, Protestantismo e Pentecostalismo.
  • Área Temática
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
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