"A esperança tece a linha do horizonte": Apontamentos de uma pesquisa

  • Autor
  • Joilson de Souza Toledo
  • Resumo
  •  

    Os anos 60 no continente Latino-Americano foram marcados pela emergência de uma configuração de cristianismo onde o seguimento de Jesus é vivenciado no compromisso com os empobrecidos. Nestas vivências fé e política, vida em comunidade e atuação publica, oração e militância se tornaram momentos, ou dimensões, de uma única experiência confessional.  Os frutos mais expressivos deste processo são da Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a Teologia da Libertação. Neste contexto os movimentos sociais têm sido uma importante ferramenta de implicação com as causas e projetos de transformação social em diversos contextos. Todo este fenômeno que Michael Löwy intitulou Cristianismo da Libertação. Desde sua obra Guerra dos deuses este conceito tem sido utilizado em pesquisas nas ciências sociais, nas ciências da religião, mas também em outros campos de saber. A presente comunicação é parte de uma pesquisa em andamento que almeja abordar um segmento de Cristianismo da Libertação, a Pastoral da Juventude (PJ), a partir do conceito esperança responsável. Inicia a apresentando o Reino de Deus como uma das principais representações que mobilizam os cristãos da libertação. Posteriormente apresenta o conceito de esperança responsável em diálogo com a conceituação de esperança presente em autores da teologia e das ciências da religião. Por fim elenca perspectivas para a continuidade das pesquisas.

     

  • Palavras-chave
  • Reino de Deus; Libertação; Esperança; Seguimento de Jesus; Empobrecidos
  • Área Temática
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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