A escola pública, sendo um ambiente extremamente diverso e acolhedor, recebe o indivíduo que antes de ser um aprendente é um ser humano, com todas as suas particularidades e vivências. E assim como as religiões os jovens se declaram a favor da paz embora hajam conflitos diários.
E nesse ponto o docente tem um papel essencial como afirma Paulo Freire: “É nesse sentido que reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”. (FREIRE 2018 p. 16). A escola educa para a cidadania plena, se educa para a vida.
Esse trabalho traz algumas contribuições do ensino religioso escolar no âmbito da educação pública como fomentador da cultura de paz a partir do estudo das religiões e seus conflitos em sala de aula.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica