Religiosidades e movimentos sociais: da pedagogia do acompanhamento a pedagogia do povo sem vez entre 1970 e 1990.

  • Autor
  • Mari ado Carmo Gregório
  • Resumo
  • O Cristianismo da Libertação foi um movimento que estendeu suas vivencias e implicações para além dos espaços do catolicismo e mesmo do cristianismo nas áreas rurais e nas periferias de grandes cidades. Enquanto construção religiosa e popular, buscou nas lutas sociais do passado as ferramentas necessárias na construção de experiências e diálogos visando a plenitude humana para diferentes sujeitos sociais individuais e coletivos. As experiências desencadeadas por esse processo foram objetos de diferentes estudos.  As pesquisas acadêmicas sobre os grupos católicos identificados com a Teologia da Libertação apontam aproximações, implicações e compromissos entre a vivência de uma cultural religiosa e as lutas sociais na perspectiva da mudança social. A presente comunicação integra uma pesquisa em andamento que investiga como a Igreja Católica dialogou com uma população em luta pela terra no Litoral Sul Fluminense/RJ (GREGÓRIO, 2018). Um território composto por um rico patrimônio material e imaterial que remete aos diferentes processos históricos vivenciados a partir do processo de colonização brasileiro. Essa comunicação tem por objetivo, explicitar um modelo de pedagogia popular implementado por setores da Igreja Católica junto a população do campo e da cidade fundamental na construção da autonomia política de sujeitos sociais que passaram por esse processo de formação em territórios marcados por conflitos pela posse da terra.   A modernização implementada nas estruturas da Igreja católica através das diretrizes do Concilio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-Americanas, especificamente, em Medellín, na Colômbia, em 1968, e Puebla, no México, em 1979, possibilitou novas funções para a instituição eclesial. 

  • Palavras-chave
  • religiosidade, movimentos sociais e pedagogia
  • Área Temática
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
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  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
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  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
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  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
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  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
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  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
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