No escopo maior dos estudos teológicos, a mariologia ocupa lugar de destaque, uma vez que uma correta compreensão deste tema em muito nos auxilia na própria compreensão acerca do Cristo e de sua Igreja, sobretudo no que tange à “Missio Ecclesiae”, semelhante à de Maria, de trazer Cristo ao mundo. Pretendemos analisar alguns aspectos históricos do Dogma da Maternidade Divina de Maria, destacando seu enunciado, sua fundamentação escriturística, bem como suas implicações cristológicas e eclesiológicas. A expressão “Theotókos” já é encontrada na prece mariana mais antiga de que se tem conhecimento, “Sub tuum praesidium.” Composta em grego, esta oração foi encontrada em uma liturgia natalina copta, datando de meados do século III. Em Lucas 1,43 lemos: “E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?” Nesta passagem, Isabel, cheia do Espírito Santo, afirma que Maria é mãe do SENHOR (kyrios). É sabido que o nome do Deus de Israel, quando vertido para a LXX, era traduzido como “Senhor” (kyrios). Desta forma, esta passagem poderia até mesma ser traduzida como “E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Deus?” Por sua natureza viva, é natural que um ensinamento da Igreja se desenvolva com o tempo. Observando algumas poucas citações dos Padres sobre este tema, podemos perceber que a compreensão da Maternidade Divina de Maria não foge a essa regra. Santo Irineu de Lyon, Santo Atanásio e São Cirilo de Alexandria são exemplos que fazem uma “confissão cristológica em forma mariológica.” Ao dizermos que Maria é Mãe de Deus, apontamos para a união hipostática, ou seja, em Cristo há apenas uma pessoa, a divina. O concílio nos relembra que “a Virgem está intimamente ligada à Igreja; a Mãe de Deus é o tipo e a figura da Igreja.” (LG63) Desta forma, podemos afirmar que todos os Dogmas Marianos revelam algo acerca da própria natureza da Igreja. Em relação a este dogma especificamente, assim como Maria tornou-se portadora do Deus-Filho para o mundo, também a Igreja, no poder do Espírito, tem a missão de levar Cristo ao mundo, o Cristo gerado na Igreja.
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V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
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Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
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