Um “grito do nordeste” brasileiro de 1967: os direitos humanos e divinos por meio da Ação Católica Rural

  • Autor
  • Felipe de Lima França
  • Co-autores
  • Severino Vicente da Sailva
  • Resumo
  • A Ação Católica Rural (ACR) surgiu como uma proposta de evangelização das pessoas do campo, iniciando em Recife em 1964 a convite de Dom Hélder Câmara a um padre francês de nome Joseph Servat, e que se espalhou por todo o nordeste brasileiro. Em 1967, inspirados na encíclica de Paulo VI acerca da promoção do homem “Populorum Progressio” (O desenvolvimento dos povos) surgiu o “Grito do Nordeste”, jornal trimestral de comunicação elaborada pelas próprias equipes responsáveis dessas experiências e publicadas a partir do mesmo ano como um dos importantes frutos dessa promoção. São vários os temas e as provocativas abordadas em cada edição, encontrando uma colaboração em rede que envolve os líderes regionais e nacionais, a Igreja, os estados nordestinos, os homens e as mulheres, os letrados e os analfabetos, os ministros ordenados e o povo, os anônimos e invisíveis, os periféricos e marginalizados, entre tantos outros. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a isolar os quatro primeiros números contemplando assim todo o ano de 1967, e identificar como a ACR fez, por meio desse instrumento, para assumir posições tanto de intermediação e ponte entre os direitos divinos com os direitos humanos, como também de conscientização de direitos silenciados ou suprimidos, apagados ou esquecidos.

  • Palavras-chave
  • Ação Católica Rural - ACR; Movimentos Sociais; Igreja Católica.
  • Área Temática
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
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  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 5: Educação laica
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 10: Interfaces da Religião no Espaço: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 12: Religião e cuidado: perspectivas protestantes e existenciais
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 16: Religião, direitos humanos e violências: interseccionalidade como chave de leitura
  • GT 17: Religião, filosofia e ciência: interfaces e perspectivas
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos
  • GT 2: Contemporaneidade (pós-modernidade) e espiritualidades
  • GT 3: Cristianismos das origens
  • GT 4: Decolonialidade, religião, direitos humanos e pós-secularismo
  • GT 6: Ensino Religioso: diversidade e humanização
  • GT 7: Filosofia da Religião
  • GT 8: Gênero, outras interseccionalidades e cidadania na relação entre religião e espaço público na américa latina: desafios e interpelações na busca pela paz
  • GT 9: Hermenêutica da Religião
  • GT 10: Entre Religião e o Espaço Público: Festas, Turismo Religioso e Patrimônio Cultural
  • GT 11: O catolicismo entre os direitos humanos e os direitos divinos
  • GT 13: Religião e Cultura Visual
  • GT 14: Religião e violência
  • GT 15: Religião, arte e materialidades: novos desafios e possibilidades de estudos
  • GT 18: Religiosidades afro-americanas: crenças, sincretismos, rituais e resistências
  • GT 19: Religiosidades, movimentos sociais e criação de horizontes possiveis
  • GT 20: Tradições e Religiões Asiáticas
  • GT 1: Conservadorismo e modernidade: Discussões sobre o pensamento conservador, violência e direitos humanos

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